As férias podem se tornar um momento incrível e de muito aprendizado para as crianças com transtornos emocionais ou de desenvolvimento. Confira as dicas indispensáveis que separamos para ajudar os pais e a família toda a curtir esse momento!

 

Sem dúvidas, as férias são o período mais esperado por todas as crianças. Enquanto o seu filho pode estar animado com os dias preguiçosos e dormindo até tarde, a perspectiva das férias não tem exatamente o mesmo prazer  para os pais. E se você tem um filho com transtornos emocionais ou de desenvolvimento (o que já é desafiador até nos melhores momentos), nada vai exigir mais “poderes extras” do que a longa pausa que está por vir.

Embora todas as crianças se saiam melhor com estrutura e rotina, aquelas com ansiedade, TDAH ou transtornos do espectro do autismo, por exemplo, dependem especialmente da previsível “zona de segurança” que a escola geralmente oferece. Sem isso, eles são mais propensos a ansiedade, comportamento de oposição e acessos de raiva.

Claro que, no último ano, por conta da pandemia do Covid-19, vivemos momentos bem diferentes do que estávamos habituados e provavelmente as férias com as crianças não vão ser muito diferentes do resto do ano. Mas essas dicas também podem servir muito bem para todo o período de distanciamento social.

_____________________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

_____________________________________________________________________________________________________

Confira todas abaixo:

 

1. Mantenha sua programação

Embora você não replicar exatamente a estrutura que a escola oferece, ajuda a manter a programação diária do ano letivo ao máximo possível, desde as refeições até a hora de dormir.

Pode ser muito tentador deixar seus filhos ficarem acordados até tarde e dormirem – especialmente nos fins de semana, quando você quer fazer o mesmo – mas, a longo prazo, seguir sempre a mesma rotina mantem seu filho mais confortável e, portanto, mais cooperativo.

 

2. Torne a rotina de férias das crianças visual

Crianças que gostam de previsibilidade e que podem entrar em pânico com as mudanças – incluindo aquelas no espectro do autismo – se beneficiam de rotinas impressas (seja um quadro na geladeira ou um caderno) e que descrevem o que acontecerá ao longo do dia, como por exemplo: 7h: acordar, ir ao banheiro, escovar os dentes… 8h: café da manhã…etc.

Dependendo do nível de desenvolvimento do seu filho, imagens simples também podem ajudar.

Confira nosso Quadro de Rotinas Diárias para ajudar na programação do seu pequeno. Você pode baixar gratuitamente clicando aqui. Depois só imprimir e deixar tudo organizado!

 

3. Faça planos

Tente programar o máximo de atividades possível durante as férias das crianças, o mais cedo possível e mantenha elas informadas. Isso pode significar qualquer coisa, desde “na quinta vamos jantar na casa da tia Maria, às 17h” até ter uma rotina definida de que todos os dias, se o tempo permitir, você irá ao parquinho ou à piscina. Quando as crianças sabem quais serão as principais atividades durante as férias, isso se torna um “centro de gravidade”, por assim dizer, em torno do qual ela pode planejar os dias.

Pode ser difícil marcar encontros para crianças que têm dificuldade em se socializar com seus colegas, mas alguns pais tiveram sucesso por meio de alguns grupos no Facebook. Lá, você pode conhecer outros pais que pensam da mesma maneira e não ficarão ofendidos se um encontro para brincar tiver que ser interrompido. Claro, se você tiver a sorte de ter familiares que são ótimos com seu filho, não tenha vergonha de aceitar ofertas de ajuda deles.

 

4. Sair ao ar livre

Nosso lar pode se tornar um casulo de segurança, especialmente para crianças com problemas sensoriais, que podem se sentir agredidas por imagens e sons extras, ou para aquelas que têm problemas com interações sociais. Mas nenhuma criança deve passar horas na frente de uma tela.

Tente encontrar algo que seu filho goste, como andar de bicicleta ou patinete, brincar de pega-pega ou mergulhar na piscina, parque aquático ou praia, e faça isso. Além disso, a atividade física é boa para a mente, corpo e espírito de todos, especialmente aquelas crianças com energia para queimar.

Mas, antes de planejar qualquer passeio, fique atento às orientações dos órgãos de saúde e governo em relação à pandemia.

 

5. Manter – ou criar – um sistema comportamental

Algumas crianças podem agir como se quisessem estar no comando, mas a verdade é que eles se sentem mais seguros sabendo exatamente o que você espera deles e as recompensas que resultam de um bom comportamento. Isso é ainda mais comum durante as férias escolares, que aparentemente, para as crianças, não há limites.

A dica é escolher os dois ou três comportamentos positivos importantes e reforçá-los de maneira consistente e positiva, além de tentar ignorar o máximo possível dos negativos. Isso ensina às crianças que existem recompensas para comportamentos positivos e que os negativos não trazem nada – nem mesmo atenção negativa.

Um gráfico com adesivos para tarefas realizadas pode fazer maravilhas como reforço positivo para crianças em idade pré-escolar.

 

6. Encontre suporte

Os pais de crianças com problemas de desenvolvimento, emocionais ou comportamentais geralmente se sentem isolados e solitários. Não se sinta mal em contratar uma babá e ficar com os amigos; isso o ajudará a não se sentir abandonado e seu bem-estar é fundamental para cuidar de seu filho.

Se você não puder pagar uma babá, amigos próximos com ou sem filhos também podem oferecer boa companhia e apoio para os pais. É sempre bom ter um adulto extra ou até mesmo uma criança mais velha por perto para ajudar a ficar de olho na sua, principalmente durante as férias.

 

7. Recriar as rotinas de casa com as crianças, mesmo quando estiver viajando nas férias

Ficar em um hotel e comer em restaurantes geralmente não é uma boa ideia, devido a todas as mudanças e estímulos extras. Em vez disso, alugue um apartamento online, onde você possa imitar as rotinas de casa, funciona muito melhor. Muitas outras famílias fazem o mesmo.

Lembre-se de levar produtos não perecíveis familiares ou várias refeições cozidas e congeladas, além de garantir que haja uma loja nas proximidades para itens como leite, pão e frutas. Ter que cozinhar e fazer compras não é exatamente férias, mas é muito mais tranquilo do que tentar comer fora.

 

8. Identifique as ansiedades do seu filho

As férias podem trazer novas atividades e diferentes lugares para visitar, tudo o que pode ser estressante para as crianças. Em primeiro lugar, você precisa descobrir os medos do seu filho, seja se separar de você ou jogar futebol.

Se você estiver tendo problemas para fazer isso, tente fazer perguntas abertas. Por exemplo, ao invés de fazer uma pergunta “sim ou não”, como “Você está preocupado em ir ao parque?”, pergunte “Como você se sente sobre ir ao parque?”. Depois de saber, você pode incentivá-lo a enfrentar o medo. O objetivo é ensinar a criança que se sentir ansioso é desconfortável, mas a ansiedade diminuirá se você superar o medo.

 

9. Dê tempo para a criança se ajustar

Uma técnica chamada exposição gradual é uma boa maneira de aliviar a ansiedade de uma criança sobre uma nova experiência.

Por exemplo, se ela tem ansiedade de separação ou ansiedade social (está preocupada que os outros não gostem dela ou que ela se envergonhe durante o jogo de futebol na escola) você pode assistir o primeiro jogo inteiro. Na próxima vez, você pode se afastar ou sair na hora marcada. Uma hora ou outra, você será capaz de deixar seu filho confortável sem você.

Também pode ser útil alertar aqueles que trabalham com ele, sem ultrapassar seus limites. Seu objetivo é preparar seu filho para o sucesso; isso inclui certificar-se de que todos os adultos estão na mesma página.

 

10. Estar preparado para os momentos difíceis

Mesmo com os planos mais bem traçados, você pode observar alguma regressão e piora no comportamento das crianças durante as férias.

Não se culpe por não ser capaz de evitar o momento magicamente. E esteja pronto para se manter firme da maneira mais calma, confiante e consistente possível. Gritar ou transformar em algo físico apenas agrava as coisas, enquanto ceder demais ensina seu filho que se ele gritar alto o suficiente, ele vai conseguir o que quer.

 

 

E lembre-se: a criatividade é também um fator chave para as férias com as crianças.

Sem piscina no quintal? Você pode descobrir que seu filho fica igualmente feliz brincando no quintal com uma mangueira e ganhando alguns minutos assistindo vídeos que ele gosta, por bom comportamento.

Se você conseguir manter o senso de diversão, haverá muitos momentos de aprendizagem e desenvolvimento que não pode acontecer em uma sala de aula.

 

Compartilhe suas dicas com a gente aqui nos comentários! 😉👇

 

 

Traduzido e editado.

Fonte: Child Mind

Direitos de Imagem: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *