Maneiras simples e inteligentes de transformar o final de ano do seu filho autista e toda a famĂ­lia!

 

Os feriados podem ser difĂ­ceis para crianças com autismo. Mas a boa notĂ­cia Ă© que, para cada problema que vocĂȘ possa encontrar, existem soluçÔes simples que vocĂȘ pode implementar para tornar o final de ano incrĂ­vel para seu filho autista!

 

Problemas sensoriais

Muitas pessoas com autismo tĂȘm fortes reaçÔes negativas a luzes fortes, ruĂ­dos altos, sabores e cheiros fortes. Às vezes, as festas de final de ano podem parecer um ataque sensorial!

Quando vocĂȘ perceber que seu filho estĂĄ enfrentando a probabilidade de um colapso sensorial, siga algumas dessas estratĂ©gias:

  • Evite os desafios sensoriais. VocĂȘ realmente precisa levar seu filho Ă s compras com vocĂȘ ou poderia fazer compras online, encontrar uma babĂĄ ou pedir a outra pessoa para pegar alguns itens para vocĂȘ? Hoje em dia, as opçÔes da Internet sĂŁo tĂŁo boas quanto as compras em lojas fĂ­sicas; atĂ© mesmo os supermercados podem fazer entregas.
  • Escolha opçÔes sensorialmente amigĂĄveis. Embora os pisca-piscas de uma ĂĄrvore de Natal possam sobrecarregar seu filho, mudar suavemente as luzes pode encantĂĄ-lo. Felizmente, os modernos pisca-piscas de Natal com luzes de LED oferecem vĂĄrias maneiras de aproveitar o brilho.
  • Tenha um plano B em caso de sobrecarga sensorial. Algumas crianças conseguem lidar com multidĂ”es e barulho, mas apenas por um perĂ­odo limitado de tempo. Se vocĂȘ decidir levar seu filho autista a um grande evento de final de ano, certifique-se de ter um “plano B” alternativo para o caso de ser demais para ele. Se forem apenas vocĂȘs dois, vocĂȘ pode simplesmente ir embora. Se outros irmĂŁos ou amigos estiverem junto, planeje com antecedĂȘncia quem cuidarĂĄ do seu filho autista durante a difĂ­cil situação enquanto outros podem ficar e aproveitar a experiĂȘncia.

_________________________________________________________________________________________________________

ConteĂșdos Relevantes

_________________________________________________________________________________________________________

 

Necessidade de rotina e previsibilidade

A maioria das crianças com autismo se beneficiam de situaçÔes que são consistentes e previsíveis. As festas de final de ano, é claro, são exatamente o oposto.

Muitas famĂ­lias recebem novas pessoas, novos sons, novos cheiros, novas coisas na casa, alĂ©m das grandes mudanças nas rotinas de comer, dormir e brincar. Como vocĂȘ pode ajudar seu filho autista a aproveitar essas experiĂȘncias de final de ano especiais?

  • Escolha. A maioria das pessoas com autismo pode lidar com algumas mudanças em suas rotinas, mas sĂŁo raras as que podem lidar com uma interrupção completa de forma flexĂ­vel. Conhecendo seu filho como vocĂȘ o conhece, vocĂȘ pode escolher os tipos de mudanças com que ele pode lidar com mais facilidade. Por exemplo, vocĂȘ pode decidir montar uma ĂĄrvore, mas ficar em casa no Natal, ou viajar para o Natal, mas levar consigo os brinquedos e vĂ­deos favoritos de seu filho e seguir sua programação habitual.
  • Pratique. Se vocĂȘ estiver indo para um evento especial, planeje e pratique comportamentos com antecedĂȘncia para que seu filho esteja pronto para lidar com algo novo. Por exemplo, se vocĂȘ vai Ă  igreja para os cultos de Natal, leve seu filho para a igreja decorada em um momento tranquilo. Fale com o lĂ­der religioso sobre cançÔes e oraçÔes que vocĂȘ pode esperar. E, como sempre, tenha um Plano B para o caso de seu filho nĂŁo conseguir passar por todo o serviço.
  • Diga “nĂŁo, obrigado” quando necessĂĄrio. VocĂȘ Ă© convidado para uma festa de Natal e “toda a famĂ­lia” Ă© convidada a vir. SerĂĄ lotado e barulhento, e manterĂĄ seu filho acordado depois da hora de dormir. Em casos como esse, a melhor opção geralmente Ă© apenas dizer nĂŁo (ou contratar uma babĂĄ, se for uma opção prĂĄtica).

 

Lidando com uma famĂ­lia grande

Os feriados são especialmente difíceis com parentes. Isso porque toda família tem tradiçÔes e expectativas, e poucas famílias realmente entendem as necessidades especiais de uma criança autista.

Sua mĂŁe pode se sentir magoada porque seu filho nĂŁo gosta da farofa, enquanto seu pai nĂŁo consegue descobrir por que ele nĂŁo quer assistir ao jogo de futebol. Sua irmĂŁ pode estar com chateada porque seu filho nĂŁo brinca com os primos, enquanto seu irmĂŁo tem certeza de que seu filho sĂł precisa de um pouco de “disciplina”. Como lidar com tantos desafios e expectativas ao mesmo tempo?

  • Planeje antecipadamente e atenha-se Ă s suas armas. VocĂȘ jĂĄ sabe quais tradiçÔes criarĂŁo problemas e provavelmente tem uma boa ideia sobre como seu filho reagirĂĄ a cada uma delas. Sabendo de tudo isso, vocĂȘ pode fazer um plano com antecedĂȘncia e compartilhar com a famĂ­lia. A chave, claro, Ă© que vocĂȘ terĂĄ que seguir seu plano mesmo quando os membros da famĂ­lia preferirem que vocĂȘ nĂŁo o faça. Por exemplo, vocĂȘ pode precisar dizer “teremos o maior prazer em abrir os presentes de Natal com vocĂȘs, mas o JoĂŁo precisa de um tempo de descanso atĂ© o jantar.”.
  • Traga suas prĂłprias necessidades. Se vocĂȘ estiver saindo de casa no final de ano, nĂŁo pense que outra pessoa terĂĄ o que seu filho precisa para manter o equilĂ­brio. Traga um tablet ou celular com vĂ­deos e jogos. Embale as comidas, cobertores, travesseiros e outros apetrechos favoritos de seu filho.
  • Explique as necessidades de seu filho. Antes que sua mĂŁe tenha a chance de ficar magoada, certifique-se de que ela entende que, por exemplo, seu filho estĂĄ em uma dieta sem glĂșten, ou nĂŁo vai comer novos alimentos, ou vai adorar um presente de Natal, desde que seja exatamente o brinquedo que ele esperando e nada mais. Ajude os parentes, dando-lhes algumas dicas e sugestĂ”es sobre a melhor forma de alcançar e incluir seu filho (e vocĂȘ), modificando as expectativas, escolhendo alimentos especĂ­ficos ou ligando programas de TV especĂ­ficos.
  • Ajude sua famĂ­lia a ajudar vocĂȘ. A maioria das famĂ­lias quer fazer todo o possĂ­vel para que vocĂȘ e seu filho se sintam bem-vindos, mas precisam saber o que Ă© Ăștil. Ajude-os a ajudar vocĂȘ! Diga aos membros da famĂ­lia quais presentes de Natal seriam mais bem-vindos, que tipos de jogos e atividades seu filho gosta e como seduzi-lo com suas comidas favoritas. Se for apropriado para sua famĂ­lia, vocĂȘ tambĂ©m pode pedir uma folga para que tambĂ©m possa desfrutar do tempo com parentes sem preocupaçÔes.
  • Tenha uma rota de fuga. VocĂȘ e seu filho precisam saber o que acontecerĂĄ se vocĂȘs se divertirem demais com a famĂ­lia. O que vocĂȘ dirĂĄ Ă  sua famĂ­lia e para onde irĂĄ para fugir? Existe uma sala silenciosa disponĂ­vel? Se nĂŁo, vocĂȘ pode ir para casa ou para um quarto de hotel?

 

Mais dicas para o final de ano com filho autista

Aqui estĂŁo mais algumas ideias para tudo ficar calmo e feliz durante os feriados no espectro do autismo.

  • Mantenha simples. VocĂȘ nĂŁo precisar se tornar a melhor anfitriĂŁ do mundo para ter um bom final de ano! Monte uma ĂĄrvore, embrulhe alguns presentes e coloque um peru no forno. É o suficiente!
  • Estabeleça suas prĂłprias tradiçÔes. Crianças com autismo amam as tradiçÔes, assim como todo mundo. Tente criar suas prĂłprias tradiçÔes familiares que sejam fĂĄceis e divertidas para todos, incluindo seu filho autista.
  • Reduza suas expectativas. Claro, o Natal pode ser uma Ă©poca em que a famĂ­lia e os amigos se reĂșnem para uma festa alegre. Mas tambĂ©m pode ser um momento de contemplação, ou tardes tranquilas em famĂ­lia, ou atĂ© mesmo uma noite em frente Ă  TV assistindo aos filmes favoritos.
  • Cuide de seus outros filhos. Se seu filho autista tiver irmĂŁos, certifique-se de que eles nĂŁo sejam deixados de lado enquanto vocĂȘ cuida de seu filho com necessidades especiais. Se houver tradiçÔes ou experiĂȘncias que eles amam, eles deveriam ter a chance de desfrutĂĄ-las. Isso pode significar um pouco de malabarismo e trabalho duro, mas seus filhos vĂŁo agradecer!
  • Cuide de si mesmo. É comum ficar tĂŁo ocupado com as necessidades do seu filho autista, que vocĂȘ se esquece das suas. Mas, Ă© claro, a experiĂȘncia de seu filho dependerĂĄ muito de seus prĂłprios sentimentos de calma e alegria. Isso significa que vocĂȘ tambĂ©m precisa de uma chance de experimentar seus eventos, filmes e comida favoritas de final de ano. Peça a ajuda de amigos e familiares, se precisar, mas certifique-se de tirar aquela foto especial de alegria do feriado que torna essa Ă©poca incrĂ­vel!

Jå tentou alguma dessas estratégias? Tem outras que jå testou? Compartilhe com a gente nos comentårios!

 

 

 

Traduzido e Editado

Fonte: Very Health

Direito de imagem – Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *