A música é mais do que um simples bater de tambores. Ela ensina, inspira e nos toca emocionalmente com essa linguagem. Isso mesmo, música também é linguagem!

Já reparou que também podemos ler e escrever música? A notação musical é o sistema que permite simbolizar os códigos musicais e torná-los decifráveis. Assim como qualquer sistema de escrita dispõe de símbolos próprios que se associam a sons e são registrados em textos e livros, é na Partitura que encontramos a representação escrita da música, padronizada mundialmente.

Mas antes de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, nós aprendemos a falar, e nesse caso, a compreender e expressar os elementos básicos musicais: Ritmo, Melodia e Harmonia. E desde de muito, muito cedo somos capazes de reconhecer esses elementos.

______________________________________________________________

Conteúdos Relacionados

______________________________________________________________

Os recém-nascidos, por exemplo, parecem ter a habilidade inata de diferenciar música de ruído.

“Eles reconhecem música como música, como uma estrutura audível, de alguma forma qualitativamente distinta do barulho desorganizado que os rodeia, acusticamente, a música não se parece com nenhum outro som; ela é mais prazerosa, calmante e interessante” (KRUEGER, 2010, p.9)

Segundo o cientista Samuel Mehr, da faculdade de Harvard, a música é mesmo uma linguagem universal, uma vez que a música permeia a vida social de maneiras semelhantes em todo o mundo, analisando 86 culturas em 30 regiões geográficas num estudo de contribuição internacional.

A música possui valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Ela toca do bebezinho ao idoso, em qualquer condição de saúde ou atividade cognitiva. Favorece e potencializa as relações humanas, comunica emoções, exercita auto estima, e como linguagem, se torna mais uma possibilidade para nos expressarmos e revelarmos nossos sentimentos.

Confira a palestra da educadora, escritora e pesquisadora, Anita Collins, que fala um pouco mais sobre como a música pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos pequenos (o vídeo possui legendas em português).

A música tem poder!

Consegue imaginar como ela pode agregar ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de linguagem?

Comente aqui de que forma a música está presente na sua vida em família!

 

 

Bia Sá

Fonoaudióloga e Cantora

biasamusica@gmail.com

@biasaoficial

 

 

 

Direitos de Imagem – Freepik

2 Replies to “Música Também é Linguagem”

  1. Desde a minha gravidez colocava musica para minha bebe escutar ,hoje ela tem 3 anos e ama cantar e tocar junto com a musica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *