A primeira infância representa inúmeras conquistas no desenvolvimento da criança, tais como sentar, engatinhas e andar. O primeiro ano de vida reserva um dos momentos mais esperados pelos pais: quando o bebê fala “papai” e “mamãe” pela primeira vez, que ocorre graças ao desenvolvimento da linguagem adequado.

A linguagem é a habilidade de compreender e criar conceitos mentais de tudo o que é aprendido, por exemplo: ao ser apresentada várias vezes à uma bola, quando for solicitada à criança que pegue a bola, ela saberá que o termo “bola” refere-se a um brinquedo, redondo, colorido e que pula, graças às suas experiências prévias.

Então surgem as dúvidas a respeito das etapas do desenvolvimento da linguagem dos pequenos: Quando é esperado que a criança fale as primeiras palavras? Até quando é normal falar errado? Se a criança de 5 anos não consegue falar de forma inteligível, a mãe precisa se preocupar?

Cada criança tem suas particularidades, mas em geral há etapas do desenvolvimento da linguagem semelhantes a serem cumpridas de acordo com a idade e o desenvolvimento cognitivo, conforme exemplificaremos abaixo, de acordo com informações do Conselho Federal de Fonoaudiologia:

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

1o ao 3o mês de vida:

A comunicação com as pessoas ao seu redor é basicamente através de variações de entonação do choro e dos sons por ela emitidos, mais evidente a partir da 3a semana de vida, conseguindo indicar quando está com fome, sono ou a cólica, por exemplo. Desde cedo ela já começa a compreender alguns sinais da comunicação, por exemplo ao observar a entonação da voz e expressão facial do adulto, ela sorri quando alguém fala de frente para ela, ou acalmando-se ao ouvir a voz da mãe.

 

4o ao 6o mês de vida:

A partir do 4o mês de vida, a criança passa a emitir mais sons, mexendo a boca e variando a voz, como se ela estivesse preparando-se para as primeiras palavras que em breve iniciarão.

 

7o mês ao 1o ano de vida:

Passa a ser mais frequente a produção de consoantes de “m”, “b”, “p” em sílabas e junções ainda sem significado, como “angu” e “mamamama”.

Nesta idade, a criança já olha quando é chamada pelo nome, sabe o significado de expressões simples como “não”, “tchau”, “dá”, “vem”.

 

1 a 2 anos:

A criança começa a falar as primeiras palavras com significado, como “mamãe” e “papai” e não por acaso, pois estas palavras têm uma grande importância de significado na vida do bebê, por terem sido frequentemente apresentadas a ele e também pelo falo de ambas serem formadas por consoantes cujos sons são de fácil produção.

A partir dos 18 meses novas palavras são aprendidas com muito mais facilidade. É a fase “esponjinha”, em que muito do que ouve ela aprende a falar. Sua compreensão evolui tanto quanto a fala e ela já consegue manter pequenos diálogos.

É esperado que a criança fale as palavras erradas, pois ela ainda não aprendeu todos os sons das consoantes. Assim, neste período devemos nos atentar ao número de palavras que ela sabe, não tanto ao como ela fala. À medida em que ela vai crescendo e adquirindo maior habilidade dos movimentos da boca, estes erros vão reduzindo e a fala ficando cada vez mais fácil de ser compreendida.

 

2 a 3 anos:

Neste período a criança aprende cerca de 200 a 400 palavras novas, passando a elaborar frases com 3 a 4 palavras, como “qué comer não” e a contar pequenas histórias, com a ajuda de um adulto.

 

3 a 4 anos:

Seu vocabulário está ainda maior, com aproximadamente 600 palavras, passando a usar preposições (ex. em cima, com e atrás), plural e sentimentos em frases longas de 6 palavras, tanto no presente, como também no passado e futuro. Mantém um diálogo sem dificuldades, e as histórias que conta têm mais detalhes. Apesar de ter ainda algumas trocas de letras, sua fala é facilmente compreendida.

 

4 a 5 anos:

Já conta histórias sem a ajuda do adulto ou de figuras. Usa com facilidade frases maiores, com adequada noção de tempo e condições (“eu só vou brincar se for de carrinho”), ainda apresenta dificuldade na flexão verbal em alguns momentos, mas é facilmente compreendida pois fala praticamente todos os sons de letras.

 

Uma referência do que esperar quanto à produção dos sons, de acordo com a idade, segundo Lamprecht (2004) é:

Entre 1 e 3 anos: falar os sons referentes às letras p, t, k, b, d, g,  f, s, x, v, z, j, m, n, nh.

Aos 4 anos: falar os sons referentes às letras lh, r (ex. ilha, amora)

Aos 5 anos: falar os sons referentes às letras l e r em encontros consonantais (ex. planta, primo)

Estes dados são uma referência, não uma regra. O desenvolvimento da linguagem pode se apresentar de forma diferente para cada criança. Porém, casos que se distanciem das idades apresentadas devem ser avaliados por um fonoaudiólogo, pois diversos fatores podem levar a um atraso na aquisição dos sons da fala.

Pequenos ajustes na rotina e no brincar da criança podem promover importante avanço nas etapas do desenvolvimento da linguagem, quer saber como? No próximo artigo conversamos mais sobre isso, combinado?

 

 

Dúvidas, sugestões ou quer dar mais alguma dica?

Compartilhe com a gente nos comentários.

25 Replies to “Quais as Etapas do Desenvolvimento da Linguagem?”

  1. Sempre bom ter a referência do desenvolvimento para observarmos as crianças a prevenção e estimulação precoce são sempre bem vindas. A informação é o melhor remédio parabéns pelo artigo

      1. Bom dia!
        A minha netinha tem 3 anos e 7 meses e ainda fala emboladinho nem todas as palavras conseguimos compreender, não deixando claro o vocabulário

  2. Dr.. como estimular uma criança a falar corretamente? Sendo percebido trocas de sílabas: ex. “PICOCA”.. sendo o correto “pipoca.” “FOFA”, sendo o correto “Sofá”. Obrigada pelo esclarecimento futuro.!

  3. Suas explicações confirmaram o que sentia:tenho um neto com 1 ano e 7 meses que começou a falar e,de repente,parou.A mãe ignora a gravidade.Por tudo o que li,percebo que é algo preocupante.Vou enviar seu texto para ela,minha filha.Agradeco os esclarecimentos.

      1. Oi Alexandra. Na clínica fono é comum casos em que a criança troca c “casa” por t , falando “tasa”. Não sei se é esse o caso. Com quase 4 anos a dificuldade em falar o som /k/ – de “Casa” e “Quatro” não é esperada para a idade. Para entender melhor a necessidade e dificuldade da criança e saber como estimulá-la, é necessário conversar com uma fonoaudióloga ou fonoaudiólogo. Você pode iniciar a conversa com o(a) pediatra também, que pode te ajudar no encaminhamento.

    1. Oi Suelen. É importante observar se ela já é capaz de produzir o r de “Pirata” ou “cara”, por exemplo. Se ela já consegue fazer significa que o próximo passo será realizar o encontro consonantal. Esse encontro pode ser adquirido até os 7 anos. Uma fono poderá verificar se ela tem alguma dificuldade específica que não a deixa evoluir nesse sentido. É a “última etapa” do processo de aprendizagem dos sons da fala. Porém é comum as crianças já saberem falar aos 5 anos e para as que tem dificuldades gera um impacto negativo por entenderem que falam diferente. Então, não deixe de consultar profissionais especialiszados para verificar se a criança precisa ou não de apoio e estímulo específicos.

  4. Bom dia ,minha filha completou 3 anos ,ela já fala ao redeador de 200 palavras ,mais não forma frases longas ,só frases de 3 palavras e não interage com uma fala onde eu pregunto e ela responde ,poderia me informar ao respeito

  5. oque seria o marco não especifica mamae e papai? eu acompanho um app e nele diz que esse é o próximo marco da minha filha mas não consigo entender oque isso significa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *