Fonoaudiologia: o que é e como ela pode ajudar o meu filho?

2018-09-17T12:01:28+00:005 de setembro - 2018|Desenvolvimento Infantil|

Apesar de ser uma profissão ainda pouco divulgada, a fonoaudiologia já é uma solução indicada por muitas escolas e médicos pediatras, para auxiliar no desenvolvimento da criança. E sua atuação vai muito além de “ensinar crianças a falar certo”.

Quem tem filho sabe o quão desafiadora esta tarefa pode ser. A rotina da vida diária volta-se totalmente às necessidades da criança. Tarefas como alimentar, vestir, escovar os dentinhos, brincar, levar a escola e ao médico tomam todo o tempo disponível. E de repente, no meio desse turbilhão de emoções, é solicitada uma avaliação fonoaudiológica. Tudo parece ainda mais desafiador e muitas preocupações surgem.

Neste momento, o importante é manter a calma e principalmente buscar informação.

Para ajudar e guiar os papais e mamães nessa jornada, a Fonoaudiologia estuda há anos o desenvolvimento dos bebês e poder orientar as famílias e profissionais sobre os sinais de alerta quando algo está fora do tempo de desenvolvimento esperado, e indicar quando a criança precisa de tratamento fonoaudiológico.

Mas afinal, o que é Fonoaudiologia e por que meu filho pode precisar de uma fonoaudióloga?

A Fonoaudiologia é a Ciência que atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que pode estar alterada por diferentes motivos como autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, ou mesmo um atraso de linguagem sem nenhum outro fator associado. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação dos pequenos.

Muita gente acredita que os fonoaudiólogos trabalham apenas com crianças que “falam errado”. Embora isso seja comum na prática clínica, o profissional pode fazer a diferença em muitas situações que vão desde um atraso de fala e linguagem, passando por dificuldades de leitura e escrita, gagueira, autismo, síndromes, malformações craniofaciais, paralisia cerebral, dentre outros.

Quando a terapia fonoaudiológica é realizada com crianças, é muito comum envolver o uso de atividades lúdicas, uma vez que a criança aprende brincando e retém mais informações quando estas são apresentadas de forma que elas possam experimentá-las, descobri-las e não apenas conhece-las e aceita-las.

Além das melhorias que refletem diretamente na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico conta com uma série de efeitos que facilitam o dia a dia dos pequenos, e continuarão ajudando com o passar dos anos, refletindo até mesmo na vida adulta. A Fonoaudiologia pode proporcionar à criança uma maneira de se comunicar, e isso vem atrelado a inúmeros benefícios ao longo da vida.

1 – A Fonoaudiologia não é apenas sobre fala

Muitas pessoas têm a percepção que um fonoaudiólogo deve ser procurado apenas quando há um problema de fala, mas o tratamento fonoaudiológico é muito mais do que isso. Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, além de auxiliar as crianças com problemas na voz, na respiração e dificuldades para engolir, mastigar ou sugar.

2 – O tratamento fonoaudiológico ajuda com habilidades sociais

Quando uma criança cresce com habilidades de comunicação limitada, ou não tem fala funcional, a fonoaudióloga trabalhará as habilidades sociais, através do uso de estratégias diversas como modelagem de vídeo, representação de papéis, aplicativos de terapia específicos, histórias sociais e outras várias estratégias e ferramentas. Neste caso, é importante o uso de comunicação auxiliada.

3 – O desenvolvimento correto da fala e linguagem, auxiliam na leitura

O desenvolvimento da linguagem escrita é dependente da linguagem oral adquirida previamente. Aprender a falar os sons corretamente garantirá que as trocas de sons na fala não sejam transportadas também para a escrita.

A comunicação é uma habilidade essencial, e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, expressões faciais, gestos, contato visual, escrita, digitação e muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo então, auxiliar os pequenos nessa trilha até a comunicação eficiente. O desenvolvimento correto da linguagem, fala e audição, ajudam os pequenos a estabelecerem uma comunicação com o mundo e proporciona para eles a confiança necessária para buscar novos desafios, aprender, estabelecer conexões.

Cada criança carrega consigo um universo inteiro de possibilidades. Cada uma com suas particularidades e limitações, elas vão crescendo e aprendendo no seu próprio ritmo a explorar o mundo. Cabe aos fonoaudiólogos possibilitar que cada uma delas tenha o poder de estabelecer essa conexões, se comunicar, e compreender o mundo que a rodeia.

Sobre o Autor:

Fonoaudióloga da Equipe FofuuuMestre em Ciências da Reabilitação (USP) Especialista em Motricidade Orofacial

Um Comentário

  1. […] texto que publicamos na semana passada, Fonoaudiologia: o que é e como ela pode ajudar o meu filho? explicamos um pouco sobre o papel que os fonoaudiólogos desempenham no desenvolvimento infantil, e […]

Deixar Um Comentário