Entre 2 e 4 anos, período importante do desenvolvimento da linguagem, é comum as crianças apresentarem disfluências da fala, que desaparecem em 3 a 4 meses. Quando o gaguejar persiste, é importante que um fonoaudiólogo experiente avalie o caso e oriente a família.

Reunimos aqui 8 dicas que ajudarão neste processo de ajudar a criança a não gaguejar!

 

1. Não espere

Aprender a falar é muito complicado. Não pense que sua criança ainda é pequena, que isso vai passar… Se a criança gaguejar por mais de três meses precisa ser avaliada pelo fonoaudiólogo especialista e, se for o caso, tratada.

 

2. Dê modelo ao invés de mandar fazer

Se quiser que a criança fale mais devagar, por exemplo, então fale você mais devagar com ela. Isto vai lhe permitir entender o que lhe é solicitado. Seja um bom modelo de fala para a criança.

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

3. Tenha tolerância

Promova experiências agradáveis de fala, auxilie a criança a expressar seus sentimentos.

 

4.Use a comunicação não-verbal

Expressar apoio, usar padrão vocal afetuoso, ter proximidade, demonstrar afeto e compreensão. Tocar a criança, acolhê-la.

 

5. Diminua a pressão do tempo na comunicação

Fale mais devagar com a criança, dê tempo, não interrompa. Fale com a criança na mesma altura dela, abaixando-se ou trazendo-a para a altura de seus olhos. Assim ela não precisará ficar olhando para cima, tencionando o pescoço.

 

6. Aceite a criança que gagueja

Tente reduzir os medos e as frustrações com o gaguejar para mostrar à criança como lidar com estes sentimentos. Se ela conseguir pensar “Gaguejo sim, e daí?”, os caminhos ficarão mais fáceis.

 

7. Fale com seus familiares

É importante que a família tenha conhecimento sobre o gaguejar, como é importante respeitar a criança que não quer ser centro de atenções.

 

8. Converse com os professores

A necessidade de que a escola e os professores estejam orientados para manejos em sala de aula e em momentos de tensão, como a hora da novidade ou da leitura.

 

 

Dúvidas, sugestões ou quer dar mais alguma dica?

Compartilhe com a gente nos comentários.

 

Referência:

BOHNEN, Anelise Junqueira. Orientações à família da criança que gagueja.

 

37 Replies to “O Que Fazer Quando a Criança Começa Gaguejar?”

  1. bom dia
    Meu filho tem 2 anos e 5 meses e sempre falou bem até cantava.. se relaciona super bem com os amigos.
    Tem uma semana que ele evita falar e aponta ou só fala sim ou não… E quando não estamos olhando ele fala.
    Parece que está de brincadeira e parece forçar gaguejar para pronunciar algumas as palavras que pedimos…as vezes ri ou fica bravo.
    Como devo proceder?
    Muito obrigada

    1. Oi Sabrina, tudo bem?
      Difícil orientar de forma mais específica por aqui (desculpe!)
      Sugiro que, se persistir por mais uma semana, consulte um fonoaudiólogo.
      Um abraço,

  2. Oi Sabrina, tudo bem?
    Difícil orientar de forma mais específica por aqui (desculpe!)
    Sugiro que, se persistir por mais uma semana, consulte um fonoaudiólogo.
    Um abraço,

        1. Oi Marcela. Nossa sugestão é que busque apoio de especialistas em fonoaudiologia, é esse profissional que entende e pesquisa com a família qual o risco da criança apresentar gagueira do desenvolvimento.

          1. Minha filha com desenvolveu a fala primeiro que o andar. Sempre ficou atenta as nossas conversas, desde quando nasceu sempre conversei com ela, quando realmente começou a falar falou super bem. Só que este ano com 2anos, nas férias da creche, ela começou a gaguejar. Sendo que gosta muito de cantar e canta super bem. Estou muito preocupada. 😢😢

      1. Oi Rosane. As crianças podem apresentar rupturas na fala durante o desenvolvimento de linguagem, algumas superam essa fase e outras continuam gaguejando. É a(o) fonoaudióloga(o) que pode, por meio de uma avaliação detalhada, entender se a criança tem risco ou não de apresentar gagueira e orientar a melhor forma de cuidar. Por isso indicamos que procure esse profissional. Adiantamos que não é favorável pedir pra criança ter calma e respirar, o mais importante é dar tempo para que ela possa falar sem ser interrompida e que seja compreendida pelo conteúdo da mensagem. Procure orientação adequada para que não seja um processo traumático para a criança e a família possa lidar da melhor forma possível.

  3. Meu filho tem 2anos e 11meses ele falava perfeitamente faz uns 20 dias que ele está guarguejando muito estou muito preocupada…Ele fica tentando e fica eeeee aí começa a sair a frase

    1. Minha filha tem tem 3 e 3 meses e de 2 dias pra cá comecou a gaguejar, mais só no começo da palavra, ela se embola para começar a falar mais depois fala tudo normal o que devo fazer? Estou apavorada

      1. Mislene, as rupturas na fala podem aparecer durante o desenvolvimento de linguagem. Falar é uma habilidade complexa. Quando a criança apresenta dificuldade na fluência é importante dar espaço para que ela diga o que quer sem ser interrompida e que o interlocutor demonstre que entendeu o conteúdo do que está sendo dito, além de não tornar a situação tensa para ela, demonstrando desconforto com sua forma de falar. Buscar apoio fonoaudiológico é ideal para entender se é uma situação em que a disfluência pode passar ou se tem risco de permanecer. Em ambos os casos a família receberá orientações sobre o que é a gagueira e como lidar com ela.

        1. Meu Filho tem 8 anos e com 2 anos ele teve pneumonia e ficou internado vários dias e ficou sem andar e sem falar ,hoje ele fala mais gagueja muito o que faço?

          1. Meu filho tem 6 anos, mais já está quase fazendo 7 aninhos, estou preocupada, porque agora ele está gaguejando muito…. Já marquei uma fono para ele ! Ele fala várias palavras certas sem gaguejando, mais entre umas e outra sai a palavra gaguejando e ele vira os olhos de lado piscando, estou ficando preocupada pois ele é meu caçula já tenho um filho de 13 anos e outro de 8 anos .9

    2. Bom dia Gislaine
      Bom o meu filho tem 8 anos e ele não gagueijava. Ele saiu com o pai com o pai para um passeio e voltou gagueijando, perguntei a ele se havia acontecido algo. Ele me disse que estava brincando com outra criança e essa criança jogou algo nele e ele se assustou. Hoje tem uma semana e ele continua a gaguejar muito, as vezes ele fala enão saiu nada ele fica até vermelho. Devo procurar o Fonaudiologo?

    3. Meu filho tem 3 anos e 2 meses,TB começou a gaguejar do nada, ele falava muito bem ,contava até 20 e ainda cantava, já tem 10 dias q ele tá assim,fico com uma dor no coração,já vou começar a procurar ajuda.

  4. Meu filho tem 3 anos e 2 meses. Começou a gaguejar a uma semana. A cada dia que passa parece que está ficando pior. Estamos tendo paciência e conversando bem devagar com ele, evitando que ele perceba que tem algo de errado. Mas está piorando muito rápido. Às vezes, depois de mais de 10 segundos tentando falar uma palavra, ele acaba desistindo de completar a frase. Isso costuma ser normal? Devemos esperar mais antes de levar a um fonoaudiólogo?

    1. Meu filho tem 4 anos vai fazer 5anos em julho,faz uns três meses ele começou as gaguejar,ele fala a mesma palavra umas duas três vezes,devo esperar ou tenho que procurar fonoaudiologo.

      1. Olá Ulisses e Gizele,
        Há gagueiras que fazem parte do desenvolvimento da linguagem da criança, outras não. Por isso minha sugestão é consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e individualizada, e orientações sobre como estimular a fluência da fala deles.!
        Espero tê-los ajudado!

        Um abraço,
        Daniela Barbosa
        Fonoaudióloga
        contato@danielabarbosa.com.br

    2. Oi, está acontecendo o mesmo com meu filho, ele tem 3 anos e 4 meses, falava super bem e agora está gaguejando muito, estou muito preocupada, a gagueira do seu filho passou, ele faz um esforço enorme para falar e as vezes acaba mudando a frase.

  5. Meu filho vai completar 5 anos em fevereiro e essa semana começou falar gaguejando,isso é normal? me assustei,como pedi pra ele falar com calma…oque devo fazer? Esperar pra ver se é passageiro ou levar no fono?

    1. Olá Ulisses, vi que vc escreveu seu comentário a 4 meses queria saber se melhorou, porque meu filho está igualzinho, de repente começou a gaguejar, e está cada dia piorando, fica até irritado porque não consegue falar e as vezes desiste de falar.
      Procurando sobre o assunto, achei este artigo e seu comentário, porém queria saber como está agora porque dizem que em muitos casos passa.
      Obrigada e espero que seu filho tenha melhorado!

      1. Olá Paula e Kelly,
        Há gagueiras que fazem parte do desenvolvimento da linguagem da criança, outras não. Por isso minha sugestão é consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e individualizada, e orientações sobre como estimular a fluência da fala deles!
        Espero tê-las ajudado!

        Um abraço,
        Daniela Barbosa
        Fonoaudióloga
        contato@danielabarbosa.com.br

  6. Oi meu nome é Joice minha filha completou 3 anos há uma semana ,há um mês ela está gaguejando mas é bem gaga mesmo até suspira pra sair a palavra o que devo fazer ?
    Meu outro filho maior tem 16 anos e é gago tambem..

    1. Olá Joice,
      Diante do traço genético que você comentou, minha sugestão é consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e individualizada, e orientações sobre como estimular a fluência da fala deles!
      Espero tê-la ajudado!

      Um abraço,
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      contato@danielabarbosa.com.br

      1. Ola , minha filha fez dois anos agora em abril, começou a falar cedo e sempre deu para entender o que ela falava, porém ela começou a gaguejar, tem palavras que ela não consegue terminar ,as vezes até para pra respirar , estou preocupada , porque começou recentemente , an t es ela falava normal, e algo que deva me preocupar?

        1. Olá!
          Pode ser devido ao desenvolvimento da linguagem, porém se persistir pelas próximas semanas, é importante conversar com pediatra e, também com fonoaudiólogo. Abraços

    1. Olá Márcia,
      Há gagueiras que fazem parte do desenvolvimento da linguagem da criança, outras não. Por isso minha sugestão é consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e individualizada, e orientações sobre como estimular a fluência da fala dele!
      Espero tê-la ajudado!

      Um abraço,
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      contato@danielabarbosa.com.br

  7. Olá, Kelly! O meu filho tem 3 anos e 2 meses e esse mês começou a gaguejar e cada dia gagueja mais. Ele fala tudo desde antes dos 2 anos de idade. Estou muito preocupada!

    1. Olá Regilane,
      Há gagueiras que fazem parte do desenvolvimento da linguagem da criança, outras não. Por isso minha sugestão é consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e individualizada, e orientações sobre como estimular a fluência da fala dele!
      Espero tê-la ajudado!

      Um abraço,
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      contato@danielabarbosa.com.br

  8. Meu filho tem.5 anos e começou a gaguezar, passei 1 consulta na fono, e ela acha q e.emocional e.pediu p.passar na psicóloga ….Tem.alguma.alternativa

    1. Olá Andréia,
      É comum a complementação da avaliação da fonoaudiologia com achados de outras especialidades como a Psicologia. Juntando o olhar destas duas profissionais, certamente você receberá orientações acertivas para melhor ajudar seu pequeno!

      Um abraço,
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      contato@danielabarbosa.com.br

      1. Ola , minha filha fez dois anos agora em abril, começou a falar cedo e sempre deu para entender o que ela falava, porém ela começou a gaguejar, tem palavras que ela não consegue terminar ,as vezes até para pra respirar , estou preocupada , porque começou recentemente , an t es ela falava normal, e algo que deva me preocupar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *