Há muitas maneiras de preparar as crianças para a alfabetização. Um dos segredos do sucesso é praticar outras habilidades antes, que serão essenciais para que seu pequeno aprenda a ler e escrever.

A jornada das crianças rumo à alfabetização começa no nascimento, embora possa levar vários anos até que ela esteja realmente pronta para ler e escrever. Quando bebês e crianças pequenas rabiscam com giz de cera ou brincam com seus livros apontando para figuras, eles já estão desenvolvendo habilidades importantes para a alfabetização.

Como pais ou profissionais que trabalham com crianças pequenas, existem muitas habilidades essenciais para alfabetização que podemos apoiar nestes primeiros anos que pavimentam o caminho para o sucesso.

__________________________________________________________________________

Conteúdos Relacionados

___________________________________________________________________________

Essas habilidades podem ser divididas em dois conjuntos: habilidades relacionadas ao significado e habilidades relacionadas ao código. Habilidades relacionadas à significados têm a ver com a construção de uma compreensão do que está escrito em um livro. Já as habilidades relacionadas ao código são as habilidades que ajudarão as crianças a entender que os símbolos que veem em uma página são, na verdade, letras e palavras com significado.

No Fofuuu Edu seu pequeno pode trabalhar diversas dessas habilidades e várias outras de uma maneira divertida. Saiba mais clicando aqui.

Confira abaixo cinco habilidades importantes para a alfabetização e algumas maneiras de turbiná-las com seus filhos em casa.

 

Consciência Fonológica

A consciência fonológica é a percepção de como uma palavra soa. Quando uma criança começa a reconhecer diferentes partes de uma única palavra, ela está desenvolvendo seu senso de consciência fonológica. Para seu filho, isso pode acontecer apenas por ouvir seus pais, professores e outras pessoas em seu ambiente.

Embora essa habilidade comece a se desenvolver naturalmente para muitas crianças, é importante continuar a desenvolvê-la à medida que seu filho cresce. Por quê? Quando uma criança é capaz de dividir uma palavra em sons individuais, é mais provável que se tornem fortes leitores e escritores. Isso porque eles aprenderam a pronunciar as palavras. Isso lhes dá uma grande vantagem quando encontram uma palavra totalmente nova.

Como Melhorar Essa Habilidade:

  • Pratique rimar palavras e criar poemas com seu filho. Isso ajuda a ensinar que as rimas dependem de palavras que terminam com o mesmo tipo de som.
  • Leia livros para seu filho que empreguem muita rima.
  • Pratique cantar com seu filho. As letras das músicas são frequentemente divididas em sílabas e sons individuais.
  • Ao lerem juntos, pratiquem a pronúncia de palavras desconhecidas ou complicadas.

 

Vocabulário

O vocabulário é composto por todas as palavras de um determinado idioma. E ter um grande vocabulário é crucial para a compreensão da leitura. Consequentemente, ter boas habilidades de vocabulário pode significar a diferença entre um leitor forte e um leitor pobre. É por isso que é tão importante começar a trabalhar o aprendizado de novas palavras com seus filhos no início de sua jornada de alfabetização.

As crianças que têm dificuldade para ler muitas vezes carecem de um vocabulário forte. Eles veem a leitura como uma tarefa difícil porque não conseguem entender o significado por trás das palavras que estão lendo. Essa luta pode ser evitada ajudando seu filho a melhorar suas habilidades de vocabulário em casa.

Como Melhorar Essa Habilidade:

  • Leia em voz alta e com frequência para seu filho; especialmente livros ilustrados que mostram a definição da palavra por trás da figura.
  • Mostre novas palavras ou objetos para seus filhos e explique seu significado.
  • Tenha conversas cotidianas frequentes; essa é uma ótima maneira de eles aprenderem novas palavras e ter a oportunidade de perguntar a você sobre elas.

 

Percepção Visual

Uma das habilidades de alfabetização mais importantes que uma criança pode desenvolver é a percepção visual ou de palavras. As crianças que percebem as diversas palavras impressas ao seu redor têm maior probabilidade de desenvolver amor pela leitura e pela escrita.

A curiosidade pelos livros é algo a encorajar também. Por exemplo, é importante mostrar a seus filhos como segurar um livro corretamente, para que lado as páginas viram em um livro, bem como em que página começar e terminar. Depois que eles se familiarizarem com os livros, você pode apostar que o amor pela leitura das palavras que estão dentro deles os seguirá.

Como Melhorar Essa Habilidade:

  • Enquanto leem um livro juntos, ajude seu filho a segurá-lo na posição vertical adequada e aponte as palavras na página.
  • Chame a atenção para palavras impressas onde quer que você vá, apontando-as em placas de rua ou em cardápios de restaurantes, por exemplo.
  • Pratique deixando seu filho virar as páginas dos livros: livros de papelão e livros texturizados são ótimos para isso e para despertar a curiosidade do seu filho.
  • Visite a biblioteca e peça a seu filho que escolha um livro para si; dessa forma, eles podem ver muitos livros e ficarão ansiosos para lê-los!

 

Soletração

Dedicar tempo à soletração e ao reconhecimento de letras ajudará seu filho a ter sucesso quando se trata de alfabetização. O benefício de ter fortes habilidades de soletrar é semelhante ao da consciência fonológica: seu filho será capaz de dividir palavras grandes em partes menores, neste caso, letras individuais. Saber suas letras e ser capaz de soletrar palavras difíceis é uma habilidade de leitura essencial que ajudará seu filho a se tornar um leitor e escritor mais forte.

Como Melhorar Essa Habilidade:

  • Para começar, faça com que seu filho pratique a soletração do próprio nome. Em seguida, passe para outros nomes ou lugares.
  • Pratique soletrar palavras que possam ter uma grafia irregular, como “viagem/viajar” ou “nascimento”.
  • Crie um concurso de soletrar com um prêmio para o vencedor!

 

Narrativa

Desde o surgimento da linguagem falada, as pessoas contam histórias. Essas histórias serviram como entretenimento, mas também como uma forma de ensinar lições importantes para as gerações futuras. Então, é claro que é bastante natural que seu filho comece a desenvolver essa habilidade importante por conta própria.

Contar histórias está na lista porque é crucial para a compreensão da leitura. Você já percebeu como fica envolvido em uma história ao recontá-la? Esse nível profundo de envolvimento é o motivo pelo qual essa habilidade é tão essencial. Quando seu filho é capaz de descrever eventos ou recontar uma história à qual foi exposto, ele está aumentando drasticamente seu nível de compreensão de leitura. Além disso, contar histórias é uma ótima maneira de manter seu filho motivado no departamento de leitura; afinal, todo mundo adora uma boa história.

Como Melhorar Essa Habilidade:

  • Conte muitas histórias para seu filho e incentive-o a pensar em finais alternativos para essas histórias.
  • Seja criativo, pedindo a seu filho que pense no que acontece a seguir em uma história. Incentive-os a pensar de forma criativa e contar sua versão da história para você.
  • Leia um livro que contém apenas imagens (sem palavras); incentive seu filho a pensar em uma história por trás das fotos que você encontrar.
  • Converse com seu filho sobre o seu dia e compartilhe quaisquer eventos que ocorram, peça que compartilhem histórias do dia dele também!

 

As crianças precisam de todas as habilidades para ajudá-las a florescer durante o desenvolvimento da alfabetização. Usando algumas dessas dicas úteis, esperamos que seu filho tenha sucesso na leitura e na escrita.

Para turbinar ainda mais essas e outras habilidades, conte com o Fofuuu Edu!

 

Dúvidas, sugestões ou tem mais alguma dica?

Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

 

 

Traduzido e editado.

Fonte: Literacy Project

Direitos de Imagem: People photo created by mego-studio – www.freepik.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *