Você sabia que as crianças que não tem uma educação infantil adequada têm maior probabilidade de ficar para trás em todas as suas futuras experiências educacionais? A mensagem dos especialistas é clara – as crianças que frequentam a pré-escola estão mais preparadas para o ensino fundamental do que aquelas que não frequentam.

 

A importância da educação infantil não pode ser subestimada. Por que a educação infantil é tão importante para nossos filhos? Uma grande parte do desenvolvimento principal do cérebro em crianças acontece antes mesmo de começarem a pré-escola. Isso afeta tudo, desde o desempenho escolar até as habilidades sociais ao longo da vida.

Os pais que estão em cima do muro sobre matricular seus filhos na pré-escola não devem hesitar. Existem muitas opções de escolas infantis de alta qualidade e acessíveis que podem ser uma excelente opção para a sua família.

Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre a importância da educação infantil.

_______________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relacionados

________________________________________________________________________________________________

 

Qual é a Importância da Educação Infantil?

Esta época da vida se baseia em muito mais do que aprender as habilidades necessárias e se preparar para o ensino fundamental. Na pré-escola, as crianças aprendem como interagir com seus colegas, professores e pais. Eles também começam a descobrir interesses que mantêm por toda a vida.

A escolha da escola certa para seu filho depende das necessidades e da localização de sua família. Mas, existem coisas importantes que você deseja procurar no programa de educação infantil do seu filho. Em primeiro lugar, professores de qualidade e atenciosos com os pais.

 

Socialização: um Componente Chave para a Educação Infantil

Em um ambiente pré-escolar, as crianças aprendem habilidades essenciais, como ouvir, compartilhar e se revezar com outras pessoas.

Na escola, os professores usam canções, jogos, histórias e muito mais para ensinar as crianças a interagir. Brincar é um componente essencial para aprender as habilidades sociais necessárias para conduzir as crianças pela vida.

As crianças aprenderão a expressar suas emoções, como felicidade, tristeza e raiva. Eles também trabalharão em como lidar com seus sentimentos.

Elas aprendem a cooperar com outras crianças de sua idade,  a compartilhar e se revezar para falar. É especialmente importante para crianças que não têm irmãos em casa.

 

Melhor Desempenho Acadêmico

Os dados mostram que as crianças que participam da educação infantil têm melhor desempenho quando chegam ao ensino fundamental.

Muitas pesquisas sugerem que as crianças que tinham acesso à pré-escola têm melhor desempenho em matemática e leitura. Também existe uma correlação direta entre o mau desempenho na escola e as crianças que somente ficaram em casa com os pais.

 

Amor Pela Aprendizagem ao Longo da Vida

Na pré-escola, as crianças são apresentadas à jogos e atividades divertidas. Eles descobrem todas essas coisas novas sobre o mundo em que vivem. Há também música, arte e brinquedos emocionantes aos quais eles não têm acesso em casa.

Essas primeiras exposições inspiram as crianças a querer saber mais. Eles desenvolvem uma paixão pelo conhecimento que os durará por toda a vida.

 

Autoestima e Confiança Melhoradas

Quando as crianças frequentam a pré-escola, elas são inundadas por reforços positivos, além das interações positivas com seus professores e colegas.

Essas interações iniciais aumentam a autoestima das crianças em uma idade precoce. Essa confiança os levará por toda a vida.

 

Melhora o Período de Atenção

Um período de atenção é a capacidade de uma criança de prestar atenção à tarefa que tem em mãos. Isso geralmente envolve o bloqueio de fatores externos, como ruído ou estímulo visual.

As escolas de educação infantil trabalham em períodos de atenção como parte de seu processo de aprendizagem. Na pré-escola, as crianças começam a entender quando é hora de trabalhar e quando é hora de brincar.

Quando as crianças estão em casa, normalmente ficam expostas a períodos mais longos de tempo na tela do que as crianças matriculadas na pré-escola. E quem pode culpar pais ocupados por se darem uma merecida pausa ao permitirem que seus filhos assistam um pouco de TV? Principalmente os pais que estão tentando trabalhar em casa e proteger seus filhos durante uma pandemia.

 

Exposição à Diversidade

Na escola, as crianças terão a oportunidade de interagir com colegas que são diferentes delas. Seja a diversidade de raça, classe, status socioeconômico ou religião, é benéfico para a criança.

O valor de experimentar a diversidade não pode ser subestimado e terá um papel crucial no futuro do mundo.

 

Manter-se Ativo e Saudável

Todo mundo sabe que as crianças não gostam de ficar paradas por muito tempo. Nos últimos anos, tem havido um esforço para desenvolver currículos que enfatizem a aprendizagem por meio do movimento.

Esteja seu filho praticando esportes ou brincando de pega-pega com outras crianças, o importante é que ele esteja se levantando e se mexendo. Adquirir o hábito de ser ativo desde cedo é a chave para construir hábitos saudáveis ​​para toda a vida.

 

A Educação Infantil Aumenta a Criatividade

Uma das melhores coisas sobre a educação infantil é dar às crianças muitas oportunidades de serem criativas e bagunceiras. Vamos ser realistas: a maioria dos pais não fica nem um pouco entusiasmado em pensar nas tintas e outros materiais de arte sujando a casa.

Projetos de arte são um componente vital das escolas de educação infantil. As crianças podem aprender sobre as árvores e pintar as folhas ou fazer os clássicos Coelhinhos manuais enquanto aprendem sobre a Páscoa. As crianças adoram pintar, fazer artesanato e bagunçar.

Fazer música, bater palmas, dançar e outras atividades divertidas podem ajudar a desenvolver as habilidades motoras finas das crianças. Cantar canções pode desenvolver a coordenação do cérebro e do corpo. As habilidades que as crianças aprendem enquanto participam da música contribuem para o desenvolvimento geral do cérebro da criança.

 

As evidências que comprovam a importância da educação infantil são avassaladoras. As crianças matriculadas em escolas de educação infantil melhoraram suas habilidades sociais e se saem melhor na escola. Eles também aprendem habilidades essenciais para a vida que permanecerão com eles para sempre.

Mais importante ainda, a pré-escola é um lugar onde as crianças aprendem brincando em um ambiente seguro e amoroso.

 

Dúvidas, sugestões ou quer dar mais dicas?

Compartilhe com a gente nos comentários.

 

 

 

Fonte: Kid City USA

Direito de Imagem: School photo created by pvproductions

One Reply to “Porque Investir na Educação Infantil é a Chave Para o Sucesso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *