Dar aulas online para crianças do ensino infantil é um desafio e tanto! A falta de independência para manter uma rotina escolar produtiva e pouca familiaridade com essa rotina podem ser grandes barreiras. Mas tudo pode se tornar um mar de rosas – ou próximo disso – se você levar essas 18 dicas em consideração.

Que alegria lecionar no ensino infantil! Para muitas crianças, este é o primeiro ano na escola e elas preenchem cada dia na escola com curiosidade, inocência e alegria. Os alunos do ensino infantil são dedicados e cheios de observações sobre conceitos de matemática, leitura em voz alta, experimentos científicos e aulas de fonética que você apresenta. No entanto, a falta de familiaridade deles com as rotinas escolares, a interpretação literal do mundo e a dependência dos adultos podem fazer com que as aulas online no ensino infantil pareçam uma tarefa assustadora.

Se você parou para considerar quais recursos podem te ajudar, você provavelmente está muito sobrecarregado. Pra ajudar os educadores e pais, organizamos dicas práticas para as aulas online do ensino infantil, vindas de professores que estão fazendo o seu melhor para ajudar seus alunos:

 

Fique Pronto e Preparado

  1. Esteja lá por você, para que possa estar presente para os alunos

Embora todos os alunos aprendam melhor com professores calmos, centrados e presentes, isso é especialmente importante em uma sala de aula do ensino infantil. Para muitos professores, entrar na sala de aula pela manhã, atualizar a programação diária e organizar os materiais das aulas do dia são maneiras importantes de mudar para o “modo de ensino”.

Em casa, mudar do modo doméstico para o modo de ensino pode ser um pouco mais difícil. Por isso é essencial criar um espaço dedicado ao ensino e estabelecer uma rotina consistente. Comece arrumando seu espaço com suas ferramentas e objetos de ensino favoritos. Muitos professores usam um canto de um quarto, um cômodo extra ou até mesmo uma mesa compartilhada em um home office. O tamanho não importa. É a ideia de ter um espaço designado para manter todos os seus suprimentos juntos que é importante. Você precisa sentir que este espaço é sua sala de aula e que, quando chegar, é hora de ensinar.

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

  1. Conheça seus alunos

Cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, mas vamos discutir de uma forma generalizada. As crianças nessa faixa etária estão ansiosas para explorar, cheias de perguntas e irão conseguir dominar novas habilidades rapidamente com a orientação constante de adultos atenciosos. Elas gostam de rotinas e estruturas e se beneficiam de instruções claras que levam em consideração sua compreensão literal do mundo ao seu redor. Os alunos do ensino infantil precisam de check-ins frequentes e amplo incentivo à medida que enfrentam os novos desafios acadêmicos e socioemocionais da escola. Eles gostam de ajudar e seguir as regras, mas costumam chorar quando estão chateados, confusos ou envergonhados.

Fisicamente, os alunos do ensino infantil são melhores em habilidades motoras gerais, como correr e pular, do que crianças muito novas, mas ainda podem ser desajeitados quando se trata de habilidades motoras fina. São muito enérgicos, barulhentos e têm dificuldade em permanecer sentados por longos períodos de tempo.

Em termos de desenvolvimento cognitivo, os alunos do ensino infantil gostam de aprender por meio de experiências práticas e da repetição. Eles muitas vezes têm dificuldade em ver mais de uma maneira de completar uma tarefa e também podem ter dificuldade em ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa. Eles fazem muitas perguntas e geralmente estão muito interessados ​​em aprender e seguir instruções. Gostam de jogos dramáticos, aprendizado interativo, músicas e movimento.

 

  1. Junte-se a um grupo de professores de ensino infantil no Facebook

Você não é o único navegando no aprendizado online, então não vá sozinho – junte-se a um grupo! Embora cada situação em casa e na escola seja diferente, os grupos online podem ser uma boa maneira de construir uma comunidade de apoio e encontrar seus professores. Pense nisso como a sala de aula do seu professor on-line.

Aqui estão alguns grupos do Facebook que você pode querer verificar:

 

Configure Suas Aulas Online

  1. Mantenha uma sala de aula online onde tudo é organizado

Agora que você está pronto com seu espaço físico, é hora de cuidar de sua sala de aula online. Sua escola pode ter escolhido a plataforma para você e, nesse caso, mantenha-a. Pais e filhos precisam ouvir uma mensagem consistente, portanto, fazer isso de maneira diferente pode causar confusão.

Se você conseguir criar sua própria sala de aula online, lembre-se de que ela deve ter os mesmos elementos essenciais de sua sala de aula física, incluindo um local para postar tarefas, uma biblioteca de recursos, uma caixa de entrada de tarefas e ferramentas de comunicação com os alunos. Há uma abundância de plataformas virtuais de aprendizagem para escolher.

Se a sua escola não usa um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) desde o início, você precisará configurá-lo e considerar as melhores maneiras de ensinar como usá-lo. Muitos professores descobriram que a melhor maneira de ajudar os alunos a se acostumar com o sistema é começar com tarefas divertidas e de baixo risco para concluir usando o LMS.

 

  1. Escolha um programa de videoconferência online, se você puder

Durante os períodos de aulas online no ensino infantil, a videoconferência pode ser uma maneira poderosa de apoiar os jovens alunos e cultivar um senso de comunidade. Muitas escolas ou grupos escolares escolhem uma ferramenta de videoconferência para os professores usarem. Se você puder escolher sua própria plataforma, o Google Meet e o Zoom são escolhas populares. Inclusive temos  tutoriais para as principais, acesse clicando aqui.

Lembre-se de que algumas famílias podem precisar de mais flexibilidade na programação das aulas online de seus filhos, portanto, evite exigir que os alunos participem de todas as videoconferências. Para alguns professores, a videoconferência com os alunos não é permitida pela escola. Sempre siga as diretrizes de sua escola conforme apropriado.

 

  1. Experimente um chat de discussão

As crianças precisam de uma estrutura previsível para saber como se conectar e fazer perguntas. Então, se você não puder fazer chats de vídeo ou não quiser fazer todos os dias, tente um chat de discussão.

Experimente fóruns de discussão como Google Classroom, Blackboard e Canvas. Outra ferramenta interessante é o Padlet.

 

  1. Defina um horário de expediente para que as crianças entrem em contato com você

Quanto mais simples você puder fazer com que seus alunos entrem em contato com você, menos frustração seus alunos e suas famílias sentirão enquanto fazem as aulas online.

Ter um “horário comercial” regular também ajuda os alunos a sentir que você está ao seu lado quando aprendem online.

 

Gerenciando Sua Sala de Aula

  1. Envolva os alunos online com base em seu desenvolvimento

Você tem as plataformas e sistemas no lugar. Agora é hora de realmente gerenciar a sala de aula online. Aqui estão algumas dicas iniciais rápidas:

  • Divida as tarefas e atividades em partes gerenciáveis ​​e esteja preparado para dividi-las em partes ainda menores durante as aulas online.
  • Dê instruções curtas e claras e verifique frequentemente com os alunos para ter certeza de que eles entenderam suas instruções.
  • Faça intervalos regulares de movimento e crie oportunidades para os alunos se socializarem.
  • Atenha-se a programações diárias e semanais previsíveis.
  • Ofereça oportunidades de repetição de canções, rimas e jogos ao longo do dia e durante a semana.
  • Dê reforço positivo e específico frequente a todos os alunos.

 

  1. Use seus planos de aula anteriores e guia de ritmo, mas prepare-se para adaptar

Muitos de seus alunos do ensino infantil começarão o primeiro ano na escola e muitos também aprenderão a usar ferramentas online pela primeira vez. Vá devagar. Reavalie seus planos de aula para incluir tempo para que os alunos façam login, abram documentos, iniciem chamadas de vídeo e concluam outras tarefas de configuração de tecnologia. Procurar maneiras estratégicas de evitar as pressões do tempo ajudará a reduzir as frustrações para você e seus alunos.

Lembre-se de que seus guias de ritmo foram desenvolvidos para um ambiente de sala de aula presencial. É incrível se você chegar até o fim, mas também pode ser necessário desacelerar se parecer que os alunos estão tendo dificuldades. Pode parecer muito aprender novas ferramentas além de se ajustar às rotinas diárias do ensino infantil.

Paciência, vontade de experimentar e um pouco de humor podem ser necessários enquanto você e seus alunos se adaptam as aulas online.

 

  1. Seja consistente com suas rotinas

Construir sistemas previsíveis e consistentes em suas aulas online ajudará seus alunos do ensino infantil a se sentirem confortáveis ​​e confiantes neste novo ambiente de aprendizagem. Comece devagar.

Em primeiro lugar, mantenha um documento simples com links que os alunos possam consultar e clicar para obter as diferentes coisas de que precisam a cada dia. Listas de verificação semanais também podem ser uma forma eficaz de manter os alunos responsáveis ​​pelas tarefas, ao mesmo tempo que torna mais fácil para os pais saberem o que esperar.

Depois de definir os padrões para onde encontrar as coisas e o que é esperado, você pode fazer a transição para atribuir e coletar as atividades dos alunos por meio do LMS e configurar seus vídeos ou chats de discussão lá.

Peça feedback regular a seus alunos e pais sobre o que está funcionando e o que não está. Você pode precisar experimentar algumas estratégias de organização diferentes antes de encontrar a certa para você e sua classe.

 

  1. Incentive a independência

A maioria dos alunos do ensino infantil procura seu professor para obter orientação sobre como, onde e quando concluir uma atividade e, em seguida, precisa de apoio adicional assim que começar seu trabalho.

As aulas online geralmente exige que os alunos se tornem mais independentes em sua aprendizagem, então reserve um tempo para falar sobre esse desafio. Peça aos alunos que pensem e planejem como serão alunos bem-sucedidos em casa. Isso pode incluir a colaboração com um pai para organizar seu próprio espaço de aprendizagem e reunir materiais escolares essenciais.

Esses pequenos anseiam pela aprovação dos adultos, portanto, forneça incentivos positivos e específicos com frequência sempre notar que eles estão engajados na aprendizagem independente.

 

  1. Deixe os alunos do ensino infantil fazerem suas coisas favoritas – repetir, repetir, repetir

De novo! De novo! Os alunos do ensino infantil se deliciam com a repetição na forma de canções, rimas, cantos e jogos. A repetição também ajuda a aumentar sua confiança e compreensão de novos conceitos.

A criação de gravações de áudio ou vídeo online usando um smartphone ou computador torna mais fácil para os alunos do ensino infantil desfrutarem de todas as repetições que desejam sem você perder a voz. As famílias também apreciarão ter um banco de recursos de atividades familiares que os alunos podem desfrutar de forma independente.

 

  1. Priorizar a comunicação e colaboração do aluno

Os alunos do ensino infantil precisam de apoio e orientação consistentes de seu professor. Mesmo com instruções claras, eles sempre tem perguntas e se beneficiarão se você fornecer respostas rápidas para que possam continuar.

Eles também estão acostumados a ter sua ajuda para se manterem organizados e concentrados nas tarefas. Essas necessidades não vão mudar. Se você priorizar a comunicação, colaboração e interação dos alunos, rapidamente terá alunos mais conectados.

 

  1. Gerenciar comportamentos de sala de aula online

Na sala de aula típica do ensino infantil, os alunos estão se ajustando às rotinas da escola, aprendendo a desenvolver interações com os colegas e forjando uma conexão com o professor. É provável que as aulas online adicionem algumas habilidades extras para dominar e alguns novos comportamentos para gerenciar. Reserve um tempo para treinar seus alunos a se tornarem aprendizes online responsáveis. Delineie expectativas claras e revise-as com frequência. Faça um plano de como você responderá a distrações, grosseria ou outro comportamento impróprio.

Muitos professores acharam útil fazer um slide do Google ou documento PDF com ilustrações e texto que descrevem o comportamento esperado para chamadas de videoconferência. Ser intencional sobre a montagem dos grupos para atividades (em vez de selecionar aleatoriamente) também pode ajudar a manter alguns comportamentos de sala de aula sob controle.

 

Enriquecendo Suas Aulas Online no Ensino Infantil

  1. Crie seus próprios vídeos quando o assunto for mais difícil

Durante as aulas online, as programações da família podem impedir que os alunos participem de todas as aulas de vídeo. Gravar seus próprios vídeos não só permite que os alunos vejam que você ainda está lá para eles, mas também cria um banco de recursos para seus alunos do ensino infantil, que adoram repetição.

Faça vídeo-aulas curtas (não mais que 5 minutos), especialmente no início de novos conteúdos. Envie esses vídeos para o LMS e adicione atribuições para complementar o material. Os alunos podem assistir aos vídeos quando puderem e revisá-los conforme necessário enquanto trabalham nas tarefas.

 

  1. Use materiais que funcionam particularmente bem com alunos do ensino infantil

A internet está forrada com atividades prontas que podem ajudar muito nas aulas online. Aqui mesmo no site da Fofuuu, você pode encontrar diversos materiais gratuitos com temas que as crianças adoram e abordando conteúdos importantes para o desenvolvimento e aprendizado delas. Confira algumas:

Se quiser acessar todas as nossas atividades, só clicar aqui.

 

  1. Experimente alguns jogos adequados às necessidades do ensino infantil

Vamos jogar! Os jogos são uma ótima maneira de os alunos criarem uma comunidade e, ao mesmo tempo, soltarem seus movimentos. Atividades de movimento que apoiam o desenvolvimento de habilidades motoras grossas, como ioga e dança, são especialmente benéficas para alunos do ensino infantil.

Outros jogos populares para o ensino infantil incluem cantos ritmados e gincanas simples que convidam os alunos a trazer algo para compartilhar na reunião matinal. A caça ao tesouro pode incluir encontrar um objeto doméstico comum ou algo que se enquadre em uma determinada categoria (amarelo, vermelho, macio, duro, saboroso, nojento, etc.).

O nosso app Fofuuu Edu também é uma excelente alternativa para as aulas online, onde os alunos podem se desenvolver com jogos lúdicos e divertidos, ideal para a fixação do aprendizado deles. Saiba mais clicando aqui.

 

  1. Explore esses conteúdos do desenvolvimento infantil para adicionar profundidade às suas aulas

Sentindo-se um pouco sobrecarregado com recursos? Então faça uma pausa e volte a eles mais tarde. Quando estiver pronto, você encontrará tudo de que precisa para manter seus alunos do ensino infantil ansiosos, ativamente envolvidos e aprendendo online.

 

E quais são as suas técnicas favoritas para as aulas online do ensino infantil? Compartilhe com a gente nos comentários!

E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais informações sobre o desenvolvimento infantil.

 

 

 

 

Traduzido e editado

Fonte: We Are Teachers

Créditos de Imagem: Freepik

One Reply to “18 Dicas Para Aulas Online do Ensino Infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *