É normal não entender o que a criança está tentando falar?
Dependendo da idade é normal sim! Mas até que idade é normal as pessoas não compreenderem a fala de uma criança?

Geralmente a mãe, o pai ou o irmão entendem melhor o que a criança fala, mas as pessoas que convivem pouco têm mais dificuldade para entenderem o que pequeno está falando. Isso acontece porque as pessoas que convivem mais com a criança acabam se acostumando com os tipos de erros cometidos na fala dela e compreendem melhor a forma dela se expressar. Porém, se esses erros envolvem trocas ou omissões de muitos sons é comum que os pais também não entendam.

Estudos internacionais mostram em porcentagens o grau de inteligibilidade de fala (o quanto a fala pode ser compreendida pelas pessoas) de acordo com a faixa etária da criança, pois com o desenvolvimento de fala as crianças vão adquirindo novos sons e se expressando cada vez melhor por meio da fala.

No início do desenvolvimento infantil, dos 18 meses até os 2 anos é normal ser mais difícil de entender o que os pequenos estão falando (estudos indicam um índice de 25% a 50% de inteligibilidade) e com o passar do tempo essa porcentagem vai aumentando, sendo que por volta dos 5 anos é esperado que a criança consiga ser compreendida por todas as pessoas sem dificuldades (90% a 100%). Mesmo que aos 5 anos a criança ainda cometa alguns erros na fala, esses erros não devem afetar a comunicação dela nessa idade.

Se uma criança tem 3 anos e não dá para entender ao menos 50% do que ela está tentando falar, procure um fonoaudiólogo para saber como ajudar a melhorar a comunicação dessa criança.

Referência:
Pena-Brooks, Adriana, & Hedge, M.N (2007). Assessment and treatment of articulation disorders in children (2nd Edition). Austin, TX: PRO-ED.

4 Replies to “É normal não entender o que a criança fala?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *