Reunimos dicas com as melhores ferramentas para telemedicina e como utilizá-las!

Estamos vivendo um momento único por conta do coronavírus: escolas, creches, comércios e restaurantes fechando e empresas tendo que se adaptar ao home office.

Apesar do isolamento, é extremamente importante dar continuidade à terapia das crianças, além de incentivar o desenvolvimento em casa com atividades lúdicas e artísticas.

Com toda essa situação, o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Federal de Fonoaudiologia liberaram para que as terapias sejam feitas on-line, com o objetivo de não propagar o vírus e também não deixar os pacientes no momento em que mais precisam.

Para ajudar você a enfrentar essa nova realidade passageira, criamos um tutorial das melhores ferramentas para telemedicina gratuitas para realização da videoconferência com qualidade.

 

Hangouts

hangouts

O Hangouts é uma ferramenta totalmente gratuita do Google, muito eficiente e simples de usar, mas conta com poucos recursos extras.

Muita gente pensa que só é possível utilizar ele no celular, porém a versão para computadores funciona igualmente bem, inclusive para a função de fazer chamadas telefônicas, que utiliza o seu Wi-fi ou rede móvel.

Outra vantagem é que as videoconferências são sincronizadas automaticamente em todos os dispositivos, ou seja, se você iniciar no seu computador, poderá retomar em outro dispositivo, como o celular.

  1. Para utilizar é necessário que você tenha uma conta no Google. Caso não tenha, só se cadastrar em https://myaccount.google.com.
  2.  Depois só acessar o https://hangouts.google.com/ e, na hora da consulta, selecionar a opção “Videochamada”. Uma nova tela abrirá, e é necessário que você permita que a ferramenta utilize sua webcam e microfone (somente na primeira vez).
  3. Feito isso, só adicionar o e-mail dos pais no local indicado para convidá-los para a videochamada ou então enviar o link para eles acessarem.

 

Zoom

telemedicina-zoom

O Zoom é uma excelente opção com diversas funções. É possível realizar um número ilimitado de reuniões simples (com duas pessoas) na versão gratuita, além de contar também com um app. O único problema, é que é um pouco mais complicado de usar.

Ela armazena as gravações das reuniões na nuvem e ainda podem ser enviadas automaticamente para seu e-mail. Você também pode utilizar para enviar mensagens através do chat e para fazer compartilhamento de tela, assim a criança pode acompanhar os exercícios com mais facilidade.

Outra função interessante, é que é possível adicionar uma extensão no Google Calendar ou Outlook e já adicionar os links das reuniões nos invites que são criados direto na sua agenda!

  1. Primeiramente, acesse o site https://zoom.us/  e registre-se;
  2. É necessário instalar o programa da Zoom para conseguir realizar as videoconferências, a instalação é feita automaticamente na primeira chamada que você realizar.
  3. Para agendar uma reunião, acesse o menu “Reuniões” e depois em “Agendar Nova Reunião”. Uma página abrirá onde você pode preencher os detalhes da consulta, como dia/horário, duração e até mesmo uma senha para autorizar o acesso. Depois de preencher tudo, só clicar em “Salvar” e envie o ID da reunião para os pais da criança.
  4. Peça para os pais acessarem e se cadastrarem na plataforma. No mesmo menu “Reuniões” ou abrindo o programa, só eles clicarem em “Entrar em uma Reunião”, informar o ID e pronto!

 

Skype

skype

O Skype já é um velho conhecido de muitos. É produzido pela Microsoft e consegue atender bem as necessidades de um terapeuta, porém tem uma conexão um pouco mais instável.

É uma ferramenta totalmente gratuita, onde é possível gravar as videochamadas, inserir legendas ao vivo e compartilhar a tela, além de também fazer chamadas telefônicas, mas nesse caso é necessário criar um número Skype e fazer os pagamentos delas à parte.

  1. Se ele já não vier instalado de fábrica no seu computador, faça o download do programa no site https://www.skype.com/pt-br/, clicando no botão em destaque “Baixar o Skype”.
  2. Depois de instalado, abra o programa e faça o login utilizando sua conta Microsoft(caso não tenha, só selecionar para criar uma). Ele vai solicitar que você faça um teste de áudio e vídeo, estando tudo ok, só clicar em “Continuar”.
  3. Adicione os pais das crianças nos seus contatos buscando pelo e-mail ou nome de usuário deles. Feito isso, na hora da consulta, selecione o contato no menu esquerdo e depois clique no ícone de “Chamada de Vídeo” no canto superior direito. Só os pais aceitarem e voilá!

 

Aplicativos Fofuuu

telemedicina-fofuuu

Outras ferramentas para telemedicina que você também pode utilizar são os aplicativos Fofuuu* e Fofuuu Fono, indicados para enriquecer ainda mais a terapia e fazer com que as crianças continuem se desenvolvendo e aprendendo em casa, com auxílio dos pais.

A Fofuuu é a primeira empresa de desenvolvimento infantil que utiliza Neurociência, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional aliados à tecnologia, para criar jogos interativos que estimulam a linguagem e cognição das crianças.

A Fofuuu torna o desenvolvimento infantil acessível e divertido para todos!

*Aplicativo disponível somente para Android