Reunimos dicas com as melhores ferramentas para telemedicina e como utilizá-las!

Estamos vivendo um momento único por conta do coronavírus: escolas, creches, comércios e restaurantes fechando e empresas tendo que se adaptar ao home office.

Apesar do isolamento, é extremamente importante dar continuidade à terapia das crianças, além de incentivar o desenvolvimento em casa com atividades lúdicas e artísticas.

Com toda essa situação, o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Federal de Fonoaudiologia liberaram para que as terapias sejam feitas on-line, com o objetivo de não propagar o vírus e também não deixar os pacientes no momento em que mais precisam.

Para ajudar você a enfrentar essa nova realidade passageira, criamos um tutorial das melhores ferramentas para telemedicina gratuitas para realização da videoconferência com qualidade.

 

Hangouts

hangouts

O Hangouts é uma ferramenta totalmente gratuita do Google, muito eficiente e simples de usar, mas conta com poucos recursos extras.

Muita gente pensa que só é possível utilizar ele no celular, porém a versão para computadores funciona igualmente bem, inclusive para a função de fazer chamadas telefônicas, que utiliza o seu Wi-fi ou rede móvel.

Outra vantagem é que as videoconferências são sincronizadas automaticamente em todos os dispositivos, ou seja, se você iniciar no seu computador, poderá retomar em outro dispositivo, como o celular.

  1. Para utilizar é necessário que você tenha uma conta no Google. Caso não tenha, só se cadastrar em https://myaccount.google.com.
  2.  Depois só acessar o https://hangouts.google.com/ e, na hora da consulta, selecionar a opção “Videochamada”. Uma nova tela abrirá, e é necessário que você permita que a ferramenta utilize sua webcam e microfone (somente na primeira vez).
  3. Feito isso, só adicionar o e-mail dos pais no local indicado para convidá-los para a videochamada ou então enviar o link para eles acessarem.

 

Zoom

telemedicina-zoom

O Zoom é uma excelente opção com diversas funções. É possível realizar um número ilimitado de reuniões simples (com duas pessoas) na versão gratuita, além de contar também com um app. O único problema, é que é um pouco mais complicado de usar.

Ela armazena as gravações das reuniões na nuvem e ainda podem ser enviadas automaticamente para seu e-mail. Você também pode utilizar para enviar mensagens através do chat e para fazer compartilhamento de tela, assim a criança pode acompanhar os exercícios com mais facilidade.

Outra função interessante, é que é possível adicionar uma extensão no Google Calendar ou Outlook e já adicionar os links das reuniões nos invites que são criados direto na sua agenda!

  1. Primeiramente, acesse o site https://zoom.us/  e registre-se;
  2. É necessário instalar o programa da Zoom para conseguir realizar as videoconferências, a instalação é feita automaticamente na primeira chamada que você realizar.
  3. Para agendar uma reunião, acesse o menu “Reuniões” e depois em “Agendar Nova Reunião”. Uma página abrirá onde você pode preencher os detalhes da consulta, como dia/horário, duração e até mesmo uma senha para autorizar o acesso. Depois de preencher tudo, só clicar em “Salvar” e envie o ID da reunião para os pais da criança.
  4. Peça para os pais acessarem e se cadastrarem na plataforma. No mesmo menu “Reuniões” ou abrindo o programa, só eles clicarem em “Entrar em uma Reunião”, informar o ID e pronto!

 

Skype

skype

O Skype já é um velho conhecido de muitos. É produzido pela Microsoft e consegue atender bem as necessidades de um terapeuta, porém tem uma conexão um pouco mais instável.

É uma ferramenta totalmente gratuita, onde é possível gravar as videochamadas, inserir legendas ao vivo e compartilhar a tela, além de também fazer chamadas telefônicas, mas nesse caso é necessário criar um número Skype e fazer os pagamentos delas à parte.

  1. Se ele já não vier instalado de fábrica no seu computador, faça o download do programa no site https://www.skype.com/pt-br/, clicando no botão em destaque “Baixar o Skype”.
  2. Depois de instalado, abra o programa e faça o login utilizando sua conta Microsoft(caso não tenha, só selecionar para criar uma). Ele vai solicitar que você faça um teste de áudio e vídeo, estando tudo ok, só clicar em “Continuar”.
  3. Adicione os pais das crianças nos seus contatos buscando pelo e-mail ou nome de usuário deles. Feito isso, na hora da consulta, selecione o contato no menu esquerdo e depois clique no ícone de “Chamada de Vídeo” no canto superior direito. Só os pais aceitarem e voilá!

 

Aplicativos Fofuuu

telemedicina-fofuuu

Outras ferramentas para telemedicina que você também pode utilizar são os aplicativos Fofuuu* e Fofuuu Fono, indicados para enriquecer ainda mais a terapia e fazer com que as crianças continuem se desenvolvendo e aprendendo em casa, com auxílio dos pais.

A Fofuuu é a primeira empresa de desenvolvimento infantil que utiliza Neurociência, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional aliados à tecnologia, para criar jogos interativos que estimulam a linguagem e cognição das crianças.

A Fofuuu torna o desenvolvimento infantil acessível e divertido para todos!

*Aplicativo disponível somente para Android

2 Replies to “Melhores Ferramentas Grátis Para Telemedicina”

  1. multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com pcg classificados gratis ,email
    marketing,sms,facebook marketing ,zap marketing
    ,sistemas visitas para seu site, promover sites
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: Mktmidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *