“Mas fono, até que idade é normal meu filho falar errado?”

Muitas mamães e papais me fazem essa pergunta, as preocupações e dúvidas sobre o desenvolvimento dos pequenos são inúmeras, e eu vou tentar responder algumas delas para vocês.

Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua, por isso nos primeiros 5  anos do desenvolvimento da linguagem é esperado que ela troque alguns sons ou letras mais difíceis, por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.

A partir dos 3 anos de idade, aproximadamente, a criança ainda mantém algumas trocas de sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a “traduzir” sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmos (p.ex., a criança sempre troca o “X” pelo “S”).

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua, mesmo que ela apresente ainda algumas trocas dos sons da fala. Aos 5 anos, espera-se que a criança fale corretamente a grande maioria dos sons da fala.

 

E se as dificuldades persistirem, como posso ajudar o meu filho a não falar errado?

Se a criança persistir com trocas de sons na fala além da idade que é esperada, pode ser que afete a sua alfabetização e cause prejuízos em seu desempenho escolar. Por isso, ao menor sinal de dúvida, mantenha a calma e procure um fonoaudiólogo especialista!

Quanto antes este profissional for consultado, melhores são as chances de prevenir dificuldades escolares e alcançar o melhor desempenho de cada criança.

 

Nós preparamos um ebook explicando em mais detalhes os marcos do desenvolvimento infantil, fique por dentro do desenvolvimento do seu pequeno e não hesite em procurar ajuda profissional sempre que necessário.

BAIXAR EBOOK

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Acesso em: 17 out. 2017.

18 Replies to “Meu filho fala errado, e agora?”

  1. Olá sou a Cibele mãe do Samuel ele 5 anos fala algumas palavras erradas estou dese os 3 anos tentando ajudar ele a a aprender as letras e ele até que é bem inteligente mas tem algumas pala como chuva ele pronúncia tuva elas vezes fala outras que parece mas difíceis corretamente estou atrás de auxiliar mas não sei por onde começar

    1. Igual ao meu filho. Ele faz 5 anos em dezembro e troca o g/j, s/c e x/ch pelo t( ex: telo=gelo, tapo=sapo e tuva=chuva). Faz 4 meses q ele está na fono, mas ainda não vi nenhum avanço.

  2. Minha cunhada tem 7 anos e fala muito errado, e aqui na minha sogra eles falam que é no tempo dela será que já não está na hora dela falar bem

    1. Tatiane, é esperado que crianças com desenvolvimento típico, com 7 anos, falem como adulto, tanto na articulação dos sons, quanto na estruturação do discurso. Pode ser que sua cunhada apresente alguma dificuldade específica de linguagem. O que está na hora mesmo é de procurar ajuda profissional! Vamos nessa! profissionais da fonoaudiologia podem ajudar. Ela também pode treinar os sons da fala utilizando nosso aplicativo Fofuuu Fono. Boa diversão

  3. Meu nome é cinesia tenho um filha de 4 anos .ela costumava falar corretamente mais ultimamente está falando tudo era do por que?isso tá mim preocupando.

    1. Olá, Cinesia. Se a criança falava correto as palavras e passou a falar errado pode estar com alguma dificuldade específica. São poucas as trocas esperadas para quatro anos. Por isso aproveite este momento para conversar com o(a) médico(a) que acompanha a criança e principalmente o(a) fonoaudiólogo(a), que poderá orientar quanto a estimulação!

    1. Olá Fernanda, nessa idade as crianças com desenvolvimento típico já estão bem tagarelas. Algumas trocas são esperadas. Mas quando há grande dificuldade para entender com elas dizem, precisamos ficar atentos e procurar ajuda da pediatria e fonoaudiologia para investigar questões de estimulação, de base linguística – motoras e de planejamento, por exemplo, e até mesmo habilidades auditivas.

  4. Meu filho tem 3 anos e 8 meses e ele troca muito os sons das palavras ou ele so fala o começo ou so o final das palavras mas fala tudo que eu peço pra ele falar so não comsegue pronunciar corretamente ai falo a palavra correta novamente e vejo que ele tenta falar certo mas não conssegue..

    1. Oiiii Renata depois de 2 anos estou aqui lendo. E o seu comentário descreveu meu filho com essa mesma idade!
      Gostaria de saber como está seu filho e como solucionou?
      Obrigada

  5. Olá, meu marido tem uma filha de outro relacionamento, e desde a primeira vez que a vi notei que ela tem dificuldade em se expressar e não conseguimos entender o que ela fala… Mesmo falando a palavra corretamente várias vezes ela fala errado. Ela já está com 4 anos. Eu tenho uma filha da mesma idade que fala tudo, minha filha acaba tratando ela como bebê, pois o comportamento realmente parece de bebê.

  6. Oii..meu filho de 3 e 7 meses fala mas as vezes ele come a palavra tipo…está fala eta ..parque fala parque… Qnd ensino ele fala, mas dps não consegue sozinho.. não sei se foi pq qnd era mais novo eu brincava com ele pra ele completar o final da palavra.

  7. Oi meu bebe de 2anos e 4 meses até falava um pouco bem dava pra entender um pouco palavras que ele falava antes bem agora ta falando errado muito difícil de entender agora oque faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *