Não consigo entender o que meu filho diz. Quando ele vai aprender a falar certo?

2018-03-07T20:58:55+00:0030 de novembro - 2017|Desenvolvimento Infantil|

Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua, por isso nos primeiros anos do desenvolvimento da linguagem é esperado que ela troque os sons mais difíceis por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.

A partir dos 3 anos de idade, aproximadamente, a criança ainda mantém algumas trocas de sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a “traduzir” sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmos (p.ex., a criança sempre troca o “X” pelo “S”).

Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua, mesmo que ela apresente ainda algumas trocas dos sons da fala. Aos 5 anos, espera-se que a criança fale corretamente a grande maioria dos sons da fala.

 

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_linguagem.pdf. Acesso em: 17 out. 2017.

Sobre o Autor:

Fonoaudióloga da Equipe FofuuuMestre em Ciências da Reabilitação (USP) Especialista em Motricidade Orofacial

Deixar Um Comentário