Labirintite é um processo inflamatório que atinge o labirinto (região do ouvido interno responsável pelo equilíbrio) podendo causar tonturas, náuseas, ansiedade, sensação de mal-estar e até ataques de pânico.

Apesar de a labirintite ser mais comum na população adulta, a criança também pode apresentá-la. Em geral, as crianças não sabem descrever o que estão sentindo e por isso é importante que nós estejamos atentos aos sintomas como: mal estar acompanhado ou não de vômito, principalmente em veículos (carros, ônibus etc.); quedas frequentes inexplicáveis; dificuldades de aprendizagem na escola; medo de escuro ou altura; e dores de cabeça frequentes.

Casos com labirintite devem ser avaliados e tratados pelo médico otorrinolaringologista e pelo fonoaudiólogo. A gravidade da inflamação e a idade da pessoa são alguns dos critérios importantes utilizados para a definição do tratamento, que pode ser medicamentoso, ajustes na dieta e, também, reabilitação vestibular.

A reabilitação vestibular é um tratamento eficiente que ensinará o cérebro a reutilizar essas informações de movimento porém, de forma correta.

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_audiologia.pdf.  Acesso em: 17 out. 2017.

14 Replies to “Crianças podem ter labirintite?”

      1. Olá, boa noite.
        Me chamo Matheus e tenho 17 anos, recentemente comecei a sentir muita tontura, e ela está frequente a uns 4 ou 5 dias, só que agora estou sentindo vontade de vomitar e dor de cabeça.
        Isso pode ser labirintite??

        1. Me chamo; Sabrina,acabei de fazer 17 anos,mas tenho esses sintomas desde os meus 15 anos.
          Sempre que me levanto tenho tonturas, fortes,que chego a cair e escurecer as minhas vistas, não chego a ter a nenhuma dor,mais isso me incomoda pois, quando estou treinando sinto. Creio que também possa ser porque estou pegando peso,e, por conta do cansaço. Pode ser labirintite?

  1. Oi tudo bem minha filha senti tonturas vômitos e dor de cabeça será que pode ser labirintite o médico falou que epilepsia como to no Japão passei ela pelo o pediatria e a medicina no Japão e muito atrasado!!!

    1. Oi Valéria, é algo muito específico e exige conduta médica. Sugerimos que busque apoio de um Otorrinolaringologista de sua confiança.

  2. Sou uma criança de 10 anos e minha pro de ginastica disse que posso ter labirintite cerebral por conta de:tontura e dor de cabeca constante. Como posso evitar ter labirintite ao ficar mais velha?

  3. Minha filha está reclamando muito de tonturas frequentes, mal estar, dores de cabeça praticamente todos os dias e zumbido no ouvido mas ela ainda tem 10 anos acho que ela é muito nova para ter labirintite devo me preocupar com essa possibilidade?

  4. Oioi doutora, me chamo Letícia e tenho 12 anos. De uns tempos pra cá tenho tido sintomas da labirintite, a tontura está me incomodando muito, tenho prestado atenção nisso e estou tentando levantar devagar dos lugares e mesmo assim a tontura não passa. Hoje eu me levantei de uma cadeira e caí no chão, minha visão até escureceu, sem contar das dores de cabeça constantes e ansiedade. Não sei o que pode ser isso e estou preocupada, não tenho certeza se é labirintite porque começou muito de repente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *