Labirintite é um processo inflamatório que atinge o labirinto (região do ouvido interno responsável pelo equilíbrio) podendo causar tonturas, náuseas, ansiedade, sensação de mal-estar e até ataques de pânico.

Apesar de a labirintite ser mais comum na população adulta, a criança também pode apresentá-la. Em geral, as crianças não sabem descrever o que estão sentindo e por isso é importante que nós estejamos atentos aos sintomas como: mal estar acompanhado ou não de vômito, principalmente em veículos (carros, ônibus etc.); quedas frequentes inexplicáveis; dificuldades de aprendizagem na escola; medo de escuro ou altura; e dores de cabeça frequentes.

Casos com labirintite devem ser avaliados e tratados pelo médico otorrinolaringologista e pelo fonoaudiólogo. A gravidade da inflamação e a idade da pessoa são alguns dos critérios importantes utilizados para a definição do tratamento, que pode ser medicamentoso, ajustes na dieta e, também, reabilitação vestibular.

A reabilitação vestibular é um tratamento eficiente que ensinará o cérebro a reutilizar essas informações de movimento porém, de forma correta.

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_audiologia.pdf.  Acesso em: 17 out. 2017.

10 Replies to “Crianças podem ter labirintite?”

      1. Olá, boa noite.
        Me chamo Matheus e tenho 17 anos, recentemente comecei a sentir muita tontura, e ela está frequente a uns 4 ou 5 dias, só que agora estou sentindo vontade de vomitar e dor de cabeça.
        Isso pode ser labirintite??

  1. Oi tudo bem minha filha senti tonturas vômitos e dor de cabeça será que pode ser labirintite o médico falou que epilepsia como to no Japão passei ela pelo o pediatria e a medicina no Japão e muito atrasado!!!

    1. Oi Valéria, é algo muito específico e exige conduta médica. Sugerimos que busque apoio de um Otorrinolaringologista de sua confiança.

  2. Sou uma criança de 10 anos e minha pro de ginastica disse que posso ter labirintite cerebral por conta de:tontura e dor de cabeca constante. Como posso evitar ter labirintite ao ficar mais velha?

  3. Minha filha está reclamando muito de tonturas frequentes, mal estar, dores de cabeça praticamente todos os dias e zumbido no ouvido mas ela ainda tem 10 anos acho que ela é muito nova para ter labirintite devo me preocupar com essa possibilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *