Crianças podem ter labirintite?

2018-03-07T21:00:01+00:0028 de novembro - 2017|Desenvolvimento Infantil|

Labirintite é um processo inflamatório que atinge o labirinto (região do ouvido interno responsável pelo equilíbrio) podendo causar tonturas, náuseas, ansiedade, sensação de mal-estar e até ataques de pânico.

Apesar de a labirintite ser mais comum na população adulta, a criança também pode apresentá-la. Em geral, as crianças não sabem descrever o que estão sentindo e por isso é importante que nós estejamos atentos aos sintomas como: mal estar acompanhado ou não de vômito, principalmente em veículos (carros, ônibus etc.); quedas frequentes inexplicáveis; dificuldades de aprendizagem na escola; medo de escuro ou altura; e dores de cabeça frequentes.

Casos com labirintite devem ser avaliados e tratados pelo médico otorrinolaringologista e pelo fonoaudiólogo. A gravidade da inflamação e a idade da pessoa são alguns dos critérios importantes utilizados para a definição do tratamento, que pode ser medicamentoso, ajustes na dieta e, também, reabilitação vestibular.

A reabilitação vestibular é um tratamento eficiente que ensinará o cérebro a reutilizar essas informações de movimento porém, de forma correta.

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_audiologia.pdf. Acesso em: 17 out. 2017.

Sobre o Autor:

Fonoaudióloga da Equipe FofuuuMestre em Ciências da Reabilitação (USP) Especialista em Motricidade Orofacial

Deixar Um Comentário