Antes mesmo de nascer, o bebê já começa a desenvolver as habilidades necessárias para a amamentação. Durante a gestação, após a 35ª semana, o bebê já começa a desenvolver o ato de sugar, e por volta dos quatro meses de vida, ele começa a tornar-se voluntário.

A sucção é o que garante a alimentação do bebê após o nascimento, por meio do aleitamento materno ou amamentação. Além do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, dando a ele conforto e segurança.

Quando o bebê está próximo ao peito da mãe, o toque do bico do seio materno em sua boca ativará outro reflexo, o de busca, direcionando a cabeça do bebê para uma melhor pega. O contato do bico do seio na língua do bebê ativará o reflexo de sucção, desencadeando um processo de movimentos rítmicos da língua, músculos da face, palato (céu da boca) e faringe (garganta), resultando na sucção. A sucção é essencial pois é um preparo para a criança se alimentar e sobreviver.

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

Para que a sucção seja efetiva, é preciso que as estruturas da boca e garganta, bem como a comunicação delas com o cérebro estejam adequadas.

As dificuldades de sugar podem ocorrer por diversos motivos. Entre eles: Ausência do reflexo de sucção; diminuição da força de sucção; incoordenação entre as ações de sugar, deglutir e respirar; posicionamento inadequado da mãe e/ou bebê; ausência de selamento (fechamento) dos lábios ao redor do bico do seio materno; fissura palatina; e inadequada movimentação de língua e mandíbula durante a amamentação.

Alterações deste reflexo, podem causar dificuldade no ganho de peso da criança, pois ela passa a ter que sugar mais vezes para que extraia a quantidade de leite que lhe sacie, aumentando o tempo de duração da amamentação e também seu gasto energético. O fonoaudiólogo poderá ajudar a identificar as causas e também fazer as correções necessárias.

 

Dúvidas, sugestões ou quer dar mais alguma dica?

Compartilhe com a gente nos comentários.

 

 

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de motricidade orofacial. São Paulo, 22 out 2012.

34 Replies to “Amamentação: Por que Alguns Bebês têm Dificuldade em Sugar?”

    1. Olá Keite,
      Se tiver possibilidade, sugiro que questione o médico pediatra de sua bebê na próxima consulta, assim ela poderá ser avaliada e com mais detalhes você será orientada sobre o que pode ser.

      Um abraço,
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      contato@danielabarbosa.com.br

      1. Boa tarde dr daniela
        Meu nome e cintia tenho uma filha hoje com 5 anos quando ela nasceu ela nao sucava meu peito nem mamadeira nada por esse motivo foi por bercario ela teve sempre essa dificuldade tanto com a mamadeira com as papinhas com a comida eu tenho que dar comida na boca dela tem faltar de interesse em comer e quando coloco na boca demorar muito para engolir por isso ela tem baixo peso

        1. Olá, Cintia. É muito importante compreender a base dessa dificuldade e quem pode te ajudar é o profissional da fonoaudiologia. Como colocado no texto do blog, existem diferentes causas para essa situação, seja anatômica, funcional, cognitiva… E é muito comum dificuldades que não são cuidades desencadearem outras dificuldades ao longo do desenvolvimento. Procure apoio profissional e orientação mais específica para sua filha o quanto antes para diminuir essas possibilidades.

  1. Meu bebê nasceu prematuro (35 semanas) está na incubadora pois quase não mama nem no peito nem na mamadeira, ele não suga.. Já tem 7 dias que ele nasceu e está na sonda por esse motivo.. o que devo fazer?

    1. Oi Keith! Parabéns pelo seu bebê! Pequenino e guerreiro!
      Se na maternidade tiver equipe de Fonoaudiólogo, vale buscar por avaliação especializada. Com a liberação do pediatra, o fono vai entender melhor os motivos da dificuldade de sucção e, a partir destas informações, começar a ensina-lo a sugar, por meio de exercícios.
      Fiquem bem!
      Um abraço,

  2. Minha bebe está com 1 mês e 4 dias ela no inicio mamava normal mais agora ela não está conseguindo sugar o meu peito esquerdo será pq? Ela não suga mais como sulgava e com isso quandobtenta sugar puxa muito ar eu acredito que doe pq ela fica se espremendo depois que chega dormir e acordar do nada como se estivesse com dor se espremendo a senhora pode me explicar por favor,oque faço?Dr. Daniela.

    1. Olá Micheli,
      Sugiro que busque um fonoaudiólogo ou consultor em amamentação para que ele possa avaliar tanto sua bebê como você para compreender o motivo do surgimento da dificuldade e orientar a melhor forma para contornar isso.
      Um abraço

    2. Procure saber com a pediatra se seu bebê não esteja com aplv… alergia a proteína do leite. Na hora das mamadas eles choram bastante e depois de um tempo ainda ficam com a sensação de refluxo e choram.

      1. Meu bb desde que nasceu natei que a sucção não era efetiva. Foi feita a frenotomia com 22 dias e hoje com 2 meses continua sem progresso. Fui em retorno para a fono e ela disse que não existia nada para ser feito, que não tinha como fazer exercício para melhorar isso.. Devo procurar outra fonoaudióloga?
        Obs.: hoje ofereço complemento por translactação. Hoje a alimentação é mista.

        1. Meu bebê tem 14 dias ele suga direitinho mais na HR de engolir parece que tapa a respiração e ele fica todo molinho em sono profundo e se engasga o que faço

  3. Mei Bebê tem 16 dias ele tem dificuldade para pegar no peito. Ele tenta e chora pois não consegue, são várias tentativas para conseguir.Eu tento ajudá-lo com uma posição.Mas são tentativas frutadas eu o acalmo para tentar novamente.O que devo fazer?

  4. Minha neném está com 5 meses e não ganha peso nenhum quando mama na mamadeira , ela suga da impressão que mamou muito e quando vou ver o ml não mamou quase nada . O que pode ser?

    1. Meu bebe tá igual ele tem 4 meses..não largou o peito não suga d geito nenhum quando pega o peito fica mastigando e a mamadeira só suga quando tá dormindo e mt pouco. Não sei mais o q fazer já levei em vários pediatras e nada..

  5. Minha neta está com 7 dias de nascida, nasceu com 38 semanas. Nao sugar no peito. E não está com os reflexos. Está na UCI Neonatal do hospital da mulher no Recife. O que será que ela tem??

  6. Minha bebe nasceu com o a “boquinha de coração” o freio era muito grande e nao fizeran a frenectomia logo q nasceu. Com isso nao ganhou peso e o pediatra receitou fórmula. Com 20 dias consegui fazer a frenectomia porem ela aprendeu mamar na mamadeira e agora tem preguiça de mamar no peito. Suga um pouquinho e dorme.. ai passa uns minutos e acorda chorando e assim vai o dia todo de hora em hora… eu tenho leite e queria muito amamentar exclusivo no peito. Sera q consigo reverter e ensinar ela a mamar apenas peito. Ela tem a sucção muito fraca e cansa muito rápido…

  7. Meu bebê tem nove dias, e está na incubadora e só mama por sonda e agora que estão tentando dar a xuquinha ele não quer pegar ? Alguém já passou por isso ?

  8. Ola meu bebe vai fazer 3 meses agr dia 10.10 e ele quando nasceu foi intubado e recebia leite pela sonda, hoje em dia gracas a deus ele nao se encontra mais entubado, nao tem mais nenhum aparelho nele porem ele ainda permanece com a sonda pra se alimentar, ele passa pela fono porem ele.nao consegue sugar ainda ela liberou a chupeta pra ele porem ta dificil dele sugar , ele mastiga , fica empurrando pra fora com a lingua , faz ansia eu to tentando ms ta impossivel…oque eu faco?

    1. Oi e aí consegui melhor a pegada do peito estou assim minha bebê mastiga o peito envés de sunga o que vc fez ?desculpa e que fico preuculpada que ela nu ganhe pesso e e bom sempre ver outras esperiecias

    2. Tainá, minha filha está com 8 meses e nunca conseguiu mamar, e não aceita nada na boquinha, usa ainda desde que nasceu. Ela age exatamente como vc relatou que seu bebê fazia, me diga se ele conseguiu sugar e o que vc fez por favor!🙏🏻 meu tel (16)98803-8155

  9. Olá minha bebê tem 5 meses, e não consegue mamar de nenhum jeito.
    Desde que ela nasceu usa a sonda gastroenteral.
    Já passamos com fonoaudióloga e ninguém consegue ajudar ou solucionar a dificuldade dela na amamentação.
    Quando ela nasceu teve que ficar um mês internada após o nascimento mesmo nascendo a termo, pois não conseguia mamar.
    Colocamos chupeta também e ela só morde e não quer, tentamos o peito ela chora se irritada e não mama, na mamadeira, copo e colher a mesma coisa 🥺
    Está muito difícil de conseguirmos fazer ela mamar.
    Ficaria muito feliz e extremamente grata por uma ajuda.
    Obrigada 🙏🏼🥰

    1. Bianca Pardini, por favor me diga se deu certo com seu bebê, estou muito angustiada com a minha filha, está a 8 meses de sonda e não aceita nada na boca, por favor me ajude(16)98803-8155

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *