Seu filho está falando com a língua entre os dentes?

Essa alteração do ponto articulatório dos sons de “s”, “z”, “x” e “j” é chamada ceceio,  uma distorção do som da fala, causada pelo posicionamento da língua entre os dentes para a produção destes sons.

O ceceio pode acontecer por vários motivos, como a alteração da força da musculatura da língua, presença de mordida aberta ou o aprendizado incorreto do posicionamento da língua.

Existem 2 tipos de ceceio, que vamos explicar abaixo:

  • Ceceio anterior: ocorre quando o ar que emitimos durante a fala é direcionado para os dentes da frente, mas a língua encontra-se mal posicionada entre os dentes anteriores.
  • Ceceio lateral:: ocorre quando a ponta da língua faz pressão sobre os dentes centrais superiores ou no alvéolo e a corrente de ar é dividida e direcionada para as laterais da boca.

É importante que os pais e cuidadores não repitam o som do ceceio próximos à criança, pois elas tendem a repetir a palavra da forma como ouvem, por isso podem permanecer falando errado.

O correto é repetir a palavra de forma correta, sem corrigir ou comentar, para assim trazer novos modelos para a criança e que ela tenderá a imitar corretamente.

O ceceio não faz parte do padrão correto do desenvolvimento da linguagem na língua portuguesa e, dependendo da causa, pode não desaparecer naturalmente, mesmo com o crescimento da criança.

A avaliação e correção da fala é feita pelo fonoaudiólogo e o prognóstico na maioria dos casos é de uma evolução rápida.

 

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de motricidade orofacial. São Paulo, 22 out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_motricidade_orofacial.pdf. Acesso em: 05 out. 2017.