Por que é importante conhecer os marcos de desenvolvimento da criança  e  diagnosticar ainda nos primeiros anos de vida caso seu filho apresente alguma dificuldade de comunicação?

Muitos pais ainda têm dúvida sobre qual a idade ideal para levar o filho em uma consulta com um fonoaudiólogo, se perguntando muitas vezes se não é “cedo demais”.

No texto que publicamos na semana passada, Fonoaudiologia: o que é e como ela pode ajudar o meu filho? explicamos um pouco sobre o papel que os fonoaudiólogos desempenham no desenvolvimento infantil, e os inúmeros benefícios que o tratamento fonoaudiológico traz ao longo da vida.

Para esclarecer algumas questões, vale lembrar que o campo de estudo da Fonoaudiologia vai além do estudo da fala, como é amplamente divulgado, e contempla também todos os elementos da comunicação humana, que estão presentes na vida das crianças antes mesmo deles aprenderem  as primeiras palavras.

________________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

________________________________________________________________________________________________

Existem inúmeras desordens da comunicação, dentre elas podemos citar: o atraso na fala, Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno Fonológico, Apraxia de Fala na Infância (AFI), Transtorno da Comunicação Social (TCS). Essas dificuldades podem impactar negativamente a saúde e desenvolvimento das crianças,  gerando dificuldades futuras, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional e na aprendizagem escolar.

Quando somos criança, principalmente nos 5 primeiros anos de vida, a nossa capacidade de aprender e se adaptar é maior, devido a chamada neuroplasticidade do cérebro. Isto é, a capacidade que cérebro tem de aprender, se adaptar e se moldar quando exposto a novas experiências. Por isso, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e dos estímulos, e torna o processo mais fácil na primeira infância, um período mais suscetível para a aquisição e desenvolvimento da linguagem e comunicação.

Quem convive diariamente com a criança deve estar atento aos marcos do desenvolvimento de fala e de linguagem, para saber como estimulá-la, para que ela adquira habilidades e seja capaz de compreender e se expressar melhor.

Para conhecer um pouco mais sobre os principais marcos do desenvolvimento de linguagem das crianças, consulte o nosso texto Desenvolvimento da linguagem da criança: o que é esperado nos primeiros 5 anos.

Quanto maior a consciência sobre essas fases, mais fácil será perceber sinais em crianças que possam apresentar alguma desordem de comunicação. E o quanto antes houver um diagnóstico profissional, melhor será o prognóstico da criança.

Identificar quando algo não vai bem pode ser uma tarefa difícil, ainda mais na correria do dia a dia, onde nem sempre conseguimos nos dedicar o tempo que gostaríamos para os nossos pequenos. Buscar a ajuda de profissionais, como fonoaudiólogos, pode ajudar os papais e mamães na tarefa de identificar esses sinais.

A terapia fonoaudiológica visa principalmente estimular o desenvolvimento da criança e gerar condições para que elas possam vivenciar o melhor da sua própria experiência de aprendizado, respeitando seu próprio tempo e limitações. Além disso, o fonoaudiólogo, independente da idade do seu filho, pode orientá-los sobre diferentes formas de estimular o desenvolvimento da linguagem das crianças dentro de casa.

O diálogo entre pais e filhos, por exemplo, tem um papel muito importante no desenvolvimento de fala e linguagem dos pequenos. Ao interagir com as pessoas que confia, a criança encontra os primeiros sinais de referência do que fazer e como se comportar. O vínculo emocional existente nesses diálogos, mesmo quando eles não são verbalizados,  fortalece o desenvolvimento infantil, permitindo que a criança cresça e se sinta confortável para se comunicar e influenciar positivamente o meio em que vive.

 

Com qual idade você levou seu filho ao fonoaudiólogo? Conte para a gente nos comentários.

 

 

 

 

http://ocomecodavida.com.br/o-poder-das-palavras/

Referências:

  1. Rocha de Vasconcellos Hage, Simone, Netto Vaz Faiad, Lia, PERFIL DE PACIENTES COM ALTERAÇÃO DE LINGUAGEM ATENDIDOS NA CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO DOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – CAMPUS BAURU. Revista CEFAC [en linea] 2005, 7 (Octubre-Diciembre) : [Fecha de consulta: 13 de septiembre de 2018] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=169320507006> ISSN 1516-1846
  2. Fabiana C. Carlino, Fátima E. Denari, Maria da P. R. da Costa Programa de orientação fonoaudiológica para professores da educação infantil Distúrb. da Comun, São Paulo 23 (1): 15-23, abril 2011
  3. Letícia Pimenta Costa Spyer Prates1, Vanessa de Oliveira Martins1  Distúrbios da fala e da linguagem na infância Revista Médica de Minas Gerais 2011; 21(4 Supl 1): S54-S60

 

29 Replies to “Qual idade ideal para levar meu filho ao fonoaudiólogo?”

  1. Muito legal essa matéria!
    Levei meu filho a fono pela primeira vez aos 4 anos mas teria ajudado muito ter levado antes. As crianças conseguem aprender muito rápido mesmo!

  2. Minha filha completará dia 01/07. 4 aninhos e ela fala muito enrolado mas preciso o som da fala é mais as vogais. Será q já está na hora de procurar uma fonoaudióloga?

  3. Minha neta completará, 4 anos em dezembro.
    As vezes leva a lingua para frente ,em algumas palavras.
    Com qts anos é certo levar ao profissional de fonoaudiologia?

        1. Minha filha também fala mamã. Mãe pa q é pai mamà da papa e ela tem dois anos já mas não sei se ela pode estar atrasada por ser prematura

    1. Olá Katlen,
      Se tiver possibilidade, sugestão é consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e individualizada, e orientações sobre como estimular a fala de seu filho!
      Espero tê-los ajudado!

      Um abraço,
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      contato@danielabarbosa.com.br

  4. Bom dia minha bebê com 1 ano e 7 meses só fala papa mamãe aí,será que já devo procurar uma fono? Obs o convívio dela só é com eu é meu esposo sem contato nenhum com outras pessoas, pode ser isso tbem?

  5. Olá minha filha tem 3 anos e ela só fala água papai e mamãe e ok. mais não fala nenhuma frase o que eu faço? Muita gente mim fala aí ela já tem que ta falando toda criança na idade dela ja fala e ela não ..

    1. Jaquelany, com 2 anos, no desenvolvimento típico, é esperado que a criança já diga diversas palavras e construa frases simples. Sua filha está com 3 anos e apresenta dificuldades para falar e elaborar. É interessante buscar apoio profissional o quanto antes. Assim você será orientada sobre como estimular e será feita uma investigação detalhada sobre as dificuldades e necessidades dela para desenvolver novas conquistas na comunicação.

  6. Olá boa noite.. minha filha conpletara 5 anos dia 22 de julho de 2021 agora… ela não consegue falar tipo “Barata”ela fala “Balata”… ela troca o R pelo L … Buraco ela fala Bulaco

  7. Minha filha tem 2 anos e 1 mês e fala de tudo, tudo mesmo até oque não é pra falar rs. Porem ela fala rápido e esta gaguejando em varias palavras, já devo procurar um fonoaudiólogo?

  8. MEU FILHO TEM 3 ANOS E TEM A INTERPOSIAÇAO LINGUAL ANTERIOR,
    ESTA NUMA IDADE BOA PARA JA COMERÇAR A TRABALHAR COM A FONO OU DEVO ESPERAR OS 6 ANOS ONDE JA COMEÇOU AS TROCAS DOS DENTINHOS E FICA A JANELINHAS

  9. meu filho tem 2 anos e 10 meses, ele fala quase nada tem dificuldades em falar as poucas palavrinhas que pronuncia e o propio nome nao sabe falar. ele se chama de nenê. faço o que poço dou incentivo leio converso porém continua na mesma o que faço essa situaçao e desanimadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *