O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é a dificuldade que uma criança pode apresentar, de forma persistente, para adquirir e/ou desenvolver a fala e a linguagemsem razões aparentes. Ou seja, não é causado por lesões cerebrais, síndromes ou perdas auditivas.

A conscientização sobre o TDL  passa por  3 pontos importantes, e que merecem a atenção de quem convive com crianças que possuem alguma dificuldade de aprendizado.

1. Não é muito diagnosticado, mas é comum

Apesar de ainda ser pouco diagnosticado, ou algumas vezes diagnosticado incorretamente, o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem ocorre  em aproximadamente duas a cada 30 crianças, e tem impacto em etapas importante para o desenvolvimento infantil, como na alfabetização, aprendizagem, podendo se estender a forma como a criança constrói relacionamentos e no bem-estar emocional da criança.

Alguns dados interessantes sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem que talvez você ainda não saiba:

  • Pode passar despercebido ou ser confundido com dificuldades de audição e atenção.
  • Foi encontrado em 7,5% das crianças entre 4 e 5 anos de idade em uma recente pesquisa internacional.
  • Prejudica a capacidade de aprender, pois a aprendizagem acontece principalmente por meio da linguagem.
  • Aumenta o risco de apresentar baixo desempenho escolar.
  • Afeta habilidades de leitura e escrita e está frequentemente relacionado à dislexia.
  • Crianças com TDL tendem ao isolamento social, pois sentem dificuldade de participarem de conversas e atividades com outras crianças. Há maior vulnerabilidade para sofrerem bullying.

Existem alguns sinais que podem ajudar a alertar os papais, mamães e professores a perceber quando a criança tem TDL, perceber esses sinais pode ajudar a criança no desenvolvimento do aprendizado.

___________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

____________________________________________________________________________________________

2. Dificuldade em se expressar e/ou compreender a linguagem

O TDL é diagnosticado quando a criança ou o adulto apresenta dificuldade em se expressar e/ou compreender a linguagem.

  • Afeta crianças e persiste até a idade adulta
  • Dificulta a comunicação na escola, no trabalho e na vida cotidiana
  • Não tem uma causa conhecida, porém é comum terem casos na mesma família

3. O apoio pode fazer a diferença

O apoio dos pais e a assistência de profissionais, incluindo fonoaudiólogos e professores, pode fazer uma grande diferença na vida das crianças com TDL.

  • É importante que o TDL seja identificado para que a criança possa receber o suporte adequado.
  • Fonoaudiólogos e professores especialistas podem ajudar a criança a desenvolver habilidades e estratégias, a entender suas dificuldades e a reconhecer seus pontos fortes.
  • Para apoiar a criança, os professores devem compreender as dificuldades individuais e adaptar os métodos de ensino.
  • O TDL pode gerar dificuldades a longo prazo, portanto, adultos com TDL também podem precisar de apoio e ajustes no local de trabalho.
  • Com a assistência adequada, indivíduos com TDL, podem levar uma vida social normal e alcançar o sucesso acadêmico e profissional..

Dúvidas sugestões ou quer dar mais alguma dica?

Compartilhe com a gente nos comentários.

32 Replies to “Como o Transtorno da Linguagem Impacta a Vida do Seu Filho?”

      1. Olá, Fernanda! Tudo bem?
        Outra opção de atendimento fonoaudiológico gratuito seria em serviços de “Clínica Escola” realizados em faculdades de fonoaudiologia, onde alunos de graduação ou pós graduação em fonoaudiologia atendem as crianças com a supervisão de fonoaudiólogos especialistas em cada área. Por exemplo, na cidade de São Paulo a USP e a UNIFESP oferecem esse tipo de serviço.

        Triagem na USP: http://www2.fm.usp.br/fonoaudiologia/mostrahp.php?origem=fonoaudiologia&xcod=Contato&dequem=Informa%E7%F5es%20%DAteis

        Triagem na UNIFESP:

        Endereço: Rua Francisco de Castro, 36
        Triagem: 2ªs e 5ªs feiras das 8:00 às 12:00 h
        É preciso levar encaminhamento de Posto de Saúde
        Telefone: 11- 5576.4848.

        Um abraço,
        Equipe Fofuuu

          1. Olá boa noite! Gostaria de saber se o TDL afeta a coordenação motora da criança, minha filha tem atraso na fala, não compreende quando falamos com ela. E tem dificuldade motoras tbm.

    1. Olá, Edina! Tudo bem?!

      Saber mais sobre o TDL é super importante para que as crianças possam ser compreendidas em suas dificuldades, apoiadas e fortalecidas tanto pelos profissionais como pelos familiares e amigos!
      Aqui no Brasil um grupo de fonoaudiólogas especialistas em TDL criaram um site que oferece mais informações e cursos! O site é: http://www.tdlbrasil.com.br

      Desejamos que seu filho cresça feliz e com muita saúde para desenvolver todo o potencial que ele tem!
      Abraços!
      Equipe Fofuuu

    1. Olá! Tudo bem?
      Converse com o fonoaudiólogo(a) que está acompanhando o caso da sua filha e pergunte o que mais vocês podem fazer para estimular a fala dela!
      Desejamos que sua filha cresça feliz e com muita saúde para desenvolver todo o potencial que ela tem!
      Abraços!
      Equipe Fofuuu

    2. Os pais quando perceber os problemas tem que dar a maior atenção, cuidar enquanto ainda tem tempo ,aos meus 25 anos vivo com uma deficiência na voz e pra conviver eh uma coisa horrivel o bulling se faz presente inferlimente

    1. Minha filha tem tdl e já tem sete anos e ainda não lê, gostaria de saber como faço pra ajuda lá pq já faço tudo q tá ao meu alcance, ela já faz aula de reforço e fono msm assim a aprendizagem e bem defasada

      1. Olá, Maquerley! Tudo bem?
        É importante continuar levando sua filha em todos os profissionais que você já passa e perguntar a eles o que mais você poderia fazer para ajudar sua filha.

        Em alguns momentos pode ser angustiante e parecer que não está ocorrendo evolução, mas mantenha a calma e lembre-se de que todos nós temos algumas dificuldades a serem superadas e é assim com a sua filha também.

        Acolha, incentive, mostre cada conquista que ela já teve e além disso: mostre para ela todas as outras habilidades que ela desempenha bem! Por exemplo: dançar, jogar bola, desenhar, pintar, entre outras…

        Afinal, todos nós temos dificuldades em algumas habilidades e facilidades em outras. É importante buscar melhorar as que temos dificuldades? Claro! Mas também é importante reconhecer nossos limites em algumas e sempre lembrar das nossas outras qualidades e habilidades.

        Desejamos que sua filha cresça feliz e com muita saúde para desenvolver todo o potencial que ela tem!
        Abraços!

  1. Oi meu filho tem 1 ano e 8 meses só fala papai e mamãe só quando ele nasceu ficou internado 10 dias com icterícia e a bilirrubina estava 18 pode ser esse o motivo ?alguém me responda?

    1. Olá, Mércia! Tudo bem?

      No momento nenhum estudo comprova o que realmente causa o TDL.
      O importante é que as crianças que apresentam atraso de linguagem recebam acompanhamento fonoaudiológico e de outros profissionais (neuropediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros) o quanto antes, para que possam ser estimulados e desenvolvam todo o seu potencial linguístico e comunicativo.

      No caso de dúvida, orientamos que você procure um fonoaudiólogo especialista em fala e linguagem para avaliar seu filho e te orientar da melhor forma!

      Desejamos que seu filho cresça feliz e com muita saúde para desenvolver todo o potencial que ele tem!
      Abraços!
      Equipe Fofuuu

    2. Boa tarde Mercia,

      O meu filho vai fazer 6 anos e tem dificuldades na fala. Ele tambem teve ictericia à nascença, fez fototerapia durante poucos dias. Com a mesma idade do seu tambem so dizia 4 palavras. Nao sei se este transtorno derivado da ictercia, uma vez que, segundo os medicos, atingindo um valor muito alto pode, se atingir o sistema nervoso central, pode deixar sequelas. Eu smp falei com o pediatra sobre o atraso dele e nada fez e so me dizia para esperar. Eu mesma fui atras duma fono mas ele ja tinha 3 anos. Procure ajuda desde ja, nao espere nada nem ninguem. Voce mesmo em casa pode ajuda-lo.

  2. Boa tarde meu filho tem problemas na fala e no desenvolvimento em virtude de um esquemia que se deu em uma parte muito pequena no seu cérebro mas q afetou a fala e hoje fala com dificuldades e tem um atraso gostaria de saber de site de jogos onde eu possa estimular mais ele e outras maneiras de ajudá-lo

    1. Olá, Tudo bem?

      É muito importante que seu filho passe por acompanhamento fonoaudiológico.
      Caso ele já esteja passando com fono, pergunte a esse profissional se ele(a) conhece a Fofuuu e como nossos apps poderiam ser usados em casa para ajudar a desenvolver a fala e a linguagem dele.

      Desejamos que seu filho cresça feliz e com muita saúde para desenvolver todo o potencial que ele tem!
      Abraços!
      Equipe Fofuuu

    1. Oi Maria! Muitas outras perguntas precisam ser feitas para poder concluir se trata-se de algo que vai ser superado ou não. Procure profissionais da pediatria e fonoaudiologia para uma investigação minuciosa e orientação adequada às necessidades do seu filho.

  3. Minha filha tem 5 anos e 10 meses fala muito ruim, e troca os fonemas, estava fazendo psicólogo e com o porém foi interrompido devido a pandemia.
    Ela chora muito falta me enlouquecer pois chora muito alto.
    Devo me preocupar?

  4. Minha filha tem 5 anos e 10meses fala muito ruim, e troca os fonemas tbm. Ela estava fazendo psicólogo fono, mas devido a pandemia foi interrompido o tratamento.
    Ela chora muito e muito alto um choro muito feio, é teimosa demais quando a gente tá ensinando algo pra ela, ela mete outras conversas pelo meio ñ presta atenção e ainda ñ aprendeu nem assoletrar.
    Devo me preocupar?

    1. Oi Noely. É sempre importante nos preocuparmos com a comunicação das crianças para que elas possam se expressar e aprender cada vez melhor. Sugerimos que solicite orientação de como lidar com a criança durante esse período para os profissionais que a acompanhavam, a fim de reduzir os impactos da ausencia de tratamento. Estamos passando por um momento delicado. É necessário ter consciência das necessidades/dificuldades da criança e o objetivo dos terapeutas no tratamento para saber como ajudar em casa. Converse com o(a) fono!

  5. Meu filho tb tem TDL.
    Faz várias terapias desde os
    Dois anos de idade inclusive fono, terapia comportamental ABA e terapia psicológica. Hj ele tem 9 anos.
    Melhorou muito mas percebo q ainda há muito o q melhorar. Gostaria de saber o q posso fazer para ajudá-lo mais.

    1. Estou em Angola. Tenho uma aluna com TDL. E gostaria muito de saber as estratégias e os métodos de ensino para ajudá-la na sua melhor aprendizagem.

  6. Minha filha nasceu prematura extremo e vai fazer 4 anos , já levei em várias neuros e nenhuma achou necessário fazer a tomografia. Dizem que devemos estimular primeiro por conta dos riscos do exame. A mais ou menos um ano que ela vai na fono. E com as voltas as aulas. Vem evoluindo . Fico sempre em busca de um laudo definitivo. Mas a fono suspeita de TDL. Mas pede mais tempo. Esta muito cedo mesmo? Ou deveria buscar mais ajuda? Desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *