A dislexia é um distúrbio específico da linguagem escrita, caracterizada por dificuldades persistentes na identificação ou reconhecimento das palavras impressas durante a leitura e também pela presença de um grande número de erros ortográficos.

É importante ressaltar que a dislexia não é sinal de inteligência rebaixada, podendo estar presente em crianças inteligentes e saudáveis, com boas oportunidades pedagógicas e socioculturais, sem dificuldades de audição, visão ou emocionais. Apesar de todas essas condições favoráveis para uma boa aprendizagem, crianças com este diagnóstico apresentam uma dificuldade constante e maior do que o esperado em sua idade para o aprendizado da litura e da escrita.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, na pré-escola sinais como dispersão, fraco desenvolvimento da atenção, dificuldade de aprender rimas e canções e falta de interesse por livros impressos são alguns dos sinais de atenção para a dislexia.  Já na idade escolar, dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita, pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras), desatenção e dispersão, dificuldade em copiar de livros e da lousa, dificuldade na coordenação motora, desorganização geral no caderno e de seus pertences e dificuldade em manusear mapas, dicionários são comuns nos casos de dislexia.

O diagnóstico pode ser realizado com equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos, que também tem importante papel no direcionamento do tratamento e na orientação da equipe do colégio da criança.

Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento correto, dá-se à criança a possibilidade de trilhar um brilhante desenvolvimento escolar.

 

Referência:

FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_linguagem.pdf. Acesso em: 17 out. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA.  Disponível em: http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia. Acesso em 10 out. 2017.

5 Replies to “O que é dislexia?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *