Os pequenos estão de férias e nós sabemos que para muitos papais e mamães o convívio com a criançada fica muito maior nessa época do ano.

Que tal aproveitar essa oportunidade para bater um papo com o seu pequeno e estimular a fala da criançada?

As simples conversas do dia-a-dia tem a capacidade de estreitar os laços afetivos com as crianças, e assim estimular a fala e a linguagem dos pequenos.

Escrevemos algumas dicas de como podemos direcionar nossas conversas, para além de ter um tempo de qualidade com os pequenos, as mamães e os papais possam estimular a capacidade de linguagem deles.


1- Prefira perguntas diretas e específicas

Fuja do tradicional “Como foi seu dia hoje?”, prefira fazer perguntas mais específicas, por exemplo: Como foi a tarde com os amiguinhos? Quais foram as brincadeiras que vocês fizeram?, O que você fez de legal? Com quem você brincou? – desta forma você ensina as crianças a organizarem seus pensamento.

 

2- Aprofunde no assunto

Podemos estimular a memória dos pequenos perguntando detalhes de um determinado assunto. Por exemplo: Você assistiu há um filme hoje?; Qual era a história??; Quem eram os personagens?, etc.

 

3- Fale de sentimentos

É importante a criança identificar e nomear o que sente, pois talvez ela ainda não tenha maturidade suficiente para interpretar o que sente ao longo do dia e uma tranquila conversa pode ir guiando-a e orientando-a.

 

4- Estimule a criatividade

O que você quer fazer amanhã?

Se você pudesse criar o brinquedo mais legal do mundo como ele seria?

Se você e seus amigos fossem super heróis, quem você seriam?

 

5- Conte suas experiências em situações semelhantes à que a criança se refere

Muito do que é vivido pela criança é novidade. O mesmo pode ser dito em relação aos seus sentimentos, por isso contar para eles como você se comportava em situações semelhantes será como um guia de comportamento e conduta.

Gostou das dicas e sugestões? Compartilhe conosco como você estimula a linguagem da crianças nas atividades do dia a dia!