Sugar traz prazer e acalma a criança, por isso, é muito comum que os pequenos se apeguem a hábitos como chupar dedo ou chupeta.

Aos 3 anos de idade, com o amadurecimento emocional e da mastigação, a criança tem menor necessidade de sugar, por isso este é um bom momento para retirada desses hábitos. Caso contrário, eles podem interferir no desenvolvimento dos ossos e funções da face.

“Ok fono, mas como eu faço para o meu filho largar a chupeta?”

Reunimos aqui cinco dicas para te ajudarem no processo de fazer os pequenos largarem esses hábitos.

1o – Compreenda a criança

Quando o hábito é contínuo ou persiste ao longo dos anos, é preciso compreender a criança e o que a faz mantê-lo. Tudo isso com sutileza, e nada de coloca-la em situação desagradável, como ridiculariza-la diante de amigos e familiares.

 

2o – Conscientização

Conscientizar a criança dos malefícios que a sucção de dedo e/ou chupeta causa. O nível de detalhes ocorrerá de acordo com o interesse e a idade da criança. Pode usar fotos e comparações lúdicas.

 

3o – Use estratégias lúdicas

A criança consciente e querendo parar o hábito, é hora de estabelecer o encerramento do hábito, jogando a chupeta fora, assinando um “contrato” elaborado pela criança ou gravando um vídeo falando sobre sua decisão de eliminação do hábito oral. Elogie quando a criança não estiver chupando o dedo ou chupeta.

 

4o – Trabalho em equipe

É importante para a criança que todos ao seu redor (pais, avós, cuidadores, tios) ajudem! Boicotar o processo permitindo manter o hábito de sucção escondido só confundirá a criança e atrasará o processo.

 

5o Ajuda profissional

Em alguns casos, quando a musculatura de língua, lábios e bochechas está fraca devido ao posicionamento inadequado destas estruturas durante o hábito oral, o tratamento fonoaudiológico pode ser necessário para ajustes da força e posição destes músculos e correção de funções como a fala, deglutição e respiração.

 

Com paciência, carinho e diálogo, esta importante etapa será concluída e comemorada por todos!

 

Referências:

FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de motricidade orofacial. São Paulo, 22 out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_motricidade_orofacial.pdf. Acesso em: 05 out. 2017.

Muzulan CF, Gonçalves MIR. O lúdico na remoção de hábitos de sucção de dedo e chupeta. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(1):66-70