Meu filho precisa de Terapia Ocupacional Infantil?

A Terapia Ocupacional Infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem quadros de alterações sensoriais, afetivas, cognitivas e psico-motoras.

O objetivo é auxiliar essas crianças no estabelecimento das suas atividades e proporcionar uma maior autonomia no dia-a-dia e em seu próprio desenvolvimento.

Será que meu filho precisa de Terapia Ocupacional?

Quando uma criança não completa as etapas esperadas do desenvolvimento infantil, ou responde de forma diferente aos estímulos sensoriais do ambiente, a Terapia Ocupacional Infantil pode auxiliar avaliando o motivo pelo qual esta mudança está ocorrendo e planejando estratégias que auxiliem no desenvolvimento dessas habilidades.

Em alguns casos, mesmo com as brincadeiras e estimulações realizadas pelas mamães e papais, a criança pode não responder conforme o esperado.

Nesse momento, o terapeuta ocupacional infantil tem as estratégias e recursos necessários para avaliar e intervir no desenvolvimento do pequeno.

O importante é fazer a criança vivenciar todos os estímulos necessários. Assim, ela terá um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completos, e será capaz de aprender novas habilidades.

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

Quais são os sinais de alerta para identificar estas dificuldades?

Algumas crianças apresentam dificuldades em aprender novas habilidades. Outras a interagir socialmente ou realizar suas atividades de higiene e auto-cuidado.

Isso acontece quando os sentidos responsáveis por receber as informações do ambiente não estão processando as informações corretamente.

Por exemplo:

  • Visão: a luz incomoda ou a criança se interessa muito por luzes e por brinquedos que se movimentam.
  • Audição: alguns sons incomodam ou a criança busca muito ouvir num volume alto.
  • Olfato e paladar: a criança rejeita alguns alimentos ou come mais do que o esperado.
  • Tato: a criança se incomoda em ficar suja, ou com alguma textura de roupa ou no cabelo ou busca passar as mãos nas coisas.
  • Vestibular: a criança não gosta de colo ou de brinquedos de parquinho ou fica correndo e balançando.
  • Propriocepção: a criança parece desajeitada ao se movimentar, ou cai muito, ou pula e corre muito.

Alguns desses exemplos, configuram como uma disfunção de Integração Sensorial, que é quando o corpo tem dificuldade de processar e integrar todos os sentidos. Mas não se preocupem, a Terapia Ocupacional também pode ajudar a melhorar essas alterações. 🙂

É muito comum que a Terapia Ocupacional Infantil seja feita em conjunto com a Terapia Fonoaudiológica.

As duas terapias aplicadas em conjunto podem trazer benefícios para a evolução da criança em mais de uma área do desenvolvimento.

Ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente que vamos fazer de tudo para te responder!

Até lá!

14 Replies to “Meu filho precisa de terapia ocupacional infantil?”

  1. Tenho um sobrinho com 3 anos e 5 meses e não consegue fazer o cocô no vazo só faz faz na fralda, ele só usa o vazo para fazer o xixi e quase não gosta de comer nada.Alguns sons incomoda muito ele e gosta muito de ventilador e objetos que tem hélices e giram.Será que ele precisa de T.O?

  2. Oi bom dia! Eu tenho um filho de 2 anos, eu fico preocupada com algumas reações que ele faz como ganhar o presente e não ligar, não gosta de brinquedo novo, ele tem 2 anos e 2 mesesele precisa fazer tratamento de Terapeuta ocupacional? E fala muito pouco

    1. Olá, minha filha tem 3 anos e 6 meses, ela está diagnósticada com Esclerose Toberosa, ela não tem problemas com a fala mas è muito teimosa, não obedece as regras è hiperativa, muito energética, quando saímos a rua ela sai correndo pra todo o lado, facilmente perde o interesse pelas coisas que está a fazer. Será que precisa de TO

  3. Minha neta tem 5 anos ela está com dificuldade em vestir roupas ela não conseque vestir calcinha tem que ser toda cortada ela fica incomodada com as roupas apertadadas nos já não sabem o o que fazer pois a gente vê que ela prefere ficar em casa do que colocar roupas a gente já não conseque vestir calcinha tem que ser bem larga daí ela fica segurando peço uma ajuda por favor !!

    1. Minha filha tem 3 anos e também estamos passando por isso, a calcinha ela até coloca mas se encomenda com qualquer outra roupa, principalmente de frio! Iniciamos tratamento com a TO ha 1 mês, espero obter resultados 🙏🏻

    2. Minha filha tem 5 anos, fala poucas coisas e parece não entender oque significa, todos pra ela é pai e mãe, sempre repete as mesma palavras, não fala uma frase inteira, não sabe comer sozinha, não sabe usar o banheiro , é muito carinhosa, mais estressada, quando está estressada agride ela mesma , não sente medo, a maioria das vezes em que se machuca não sente dor, fiz o eletro que a neuro pediatra pediu e deu tudo normal, oque fazer pra saber Oque meu bebê tem?

  4. tenho um filho de 5 anos .
    ele não falava nada fez alguns meses de fono. desenvolveu bem a fala mas com a pandemia paramos o tratamento e ele teve umas regressoes de comportamento alimento e fala

  5. Tenho um filho de 3 anos e 5 meses. Está com dificuldade na fala. Já começamos uma fono, mas ela pediu para fazer alguns exames e provavelmente vai precisar de uma T.O. em função que em alguns momentos ele acaba sendo meio agitado e isto talvez esteja atrapalhando no desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *