As crianças com Síndrome de Down não possuem impedimento algum para atingirem os mesmos objetivos das crianças típicas. Elas podem levar um pouco mais de tempo e requerem mais auxílio, mas definitivamente são tão capazes quanto!

 

A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética comum na qual as células de uma pessoa têm um cromossomo extra. Como os cromossomos contêm informações genéticas, ter muitos ou poucos pode causar diferenças no crescimento e desenvolvimento. Nos casos da Síndrome de Down, a pessoa possui três cópias do cromossomo 21.

Mas é muito importante lembrar que a Síndrome de Down afeta todas as pessoas de maneira diferente, e todas elas têm suas próprias necessidades específicas.

As crianças com Síndrome de Down geralmente aprendem e evoluem mais lentamente do que a maioria das outras crianças. No entanto, nem todas as áreas de desenvolvimento são igualmente afetadas.

Há um padrão específico de características cognitivas e comportamentais que são observadas em crianças com Síndrome de Down que é diferente daquele observado em crianças com desenvolvimento típico e crianças com outras condições.

Ao entender como o desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes para os pequenos com Síndrome de Down, podemos oferecer uma educação e terapias muito mais eficazes.

_____________________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

_____________________________________________________________________________________________________

Forças

 

Desenvolvimento Social

As habilidades sociais de crianças com Síndrome de Down é relativamente mais fácil de ser trabalhada do que outras áreas de desenvolvimento.

Bebês com Síndrome de Down olham para rostos e sorriem apenas uma ou duas semanas mais tarde do que outras crianças e geralmente são bebês sociáveis. Eles gostam de se comunicar e fazem bom uso de habilidades não-verbais, incluindo balbuciar e gestos em situações sociais.

Já as crianças com Síndrome de Down, em sua maioria, continuam a desenvolver muito bem suas habilidades sociais e tem um comportamento apropriado, embora, em poucos casos, possa desenvolver comportamentos difíceis, especialmente aquelas com atrasos maiores no desenvolvimento da fala e da linguagem.

 

Aprendizagem com suportes visuais

Pesquisas sugerem que as crianças com Síndrome de Down aprendem melhor quando podem ver as coisas de maneira ilustrada. Essa descoberta foi demonstrada em uma série de áreas de desenvolvimento, incluindo a aquisição da linguagem, habilidades motoras e alfabetização.

Isso sugere que o aprendizado será mais eficaz quando as informações forem apresentadas com o apoio de imagens, gestos ou objetos.

 

Leitura de palavras

Muitas crianças com Síndrome de Down podem desenvolver habilidades de leitura antes do que seria esperado para seus níveis cognitivos e de linguagem.

A leitura é uma importante contribuição para o desenvolvimento do vocabulário e da linguagem de todas as crianças e isso pode ser um benefício especial para crianças com Síndrome de Down, devido aos atrasos específicos de linguagem.

 

Dificuldades

 

Desenvolvimento motor

As habilidades motoras se desenvolvem em um ritmo mais lento em crianças com Síndrome de Down do que naquelas sem. Esses atrasos no desenvolvimento motor reduzem as oportunidades dos bebês de explorar e aprender sobre o mundo ao seu redor e, portanto, afetam ainda mais o desenvolvimento cognitivo.

O controle motor oral deficiente pode afetar o desenvolvimento das habilidades de linguagem.

 

Linguagem expressiva, gramática e clareza de fala

Crianças com Síndrome de Down apresentam atrasos específicos no aprendizado do uso da linguagem falada em relação à compreensão não verbal.

As crianças experimentam dois tipos de dificuldade expressiva – atraso em dominar estruturas de frases e gramática e dificuldades específicas em desenvolver uma produção de fala clara.

O atraso da linguagem também leva ao atraso cognitivo, já que grande parte do aprendizado durante as nossas vidas acontece por meio da linguagem e a linguagem é internalizada para o pensamento, a lembrança e a auto-organização.

 

Habilidades numéricas

A maioria das crianças com Síndrome de Down tem dificuldades com habilidades numéricas básicas. Há necessidade de mais pesquisas sobre as razões para isso.

Atualmente, o melhor conselho disponível é aproveitar o que se sabe sobre os pontos fortes de aprendizagem das crianças e usar sistemas de ensino de matemática que fazem uso total de suportes visuais para ensinar conceitos de números

 

Memória verbal de curto prazo

A memória de curto prazo é o sistema de memória imediata que mantém as informações “na mente” por curtos períodos de tempo e apoia todo o aprendizado e todas as atividades cognitivas. Possui componentes separados especializados para processamento de informações visuais ou verbais.

A capacidade das crianças com Síndrome de Down de reter e processar informações verbais não é tão boa quanto a de reter e processar informações visuais. Esses problemas de memória verbal de curto prazo tornam mais difícil aprender novas palavras e frases. Eles também tornam mais difícil o processamento da linguagem falada e isso pode afetar negativamente o aprendizado em sala de aula.

Estudos sugerem que a memória verbal pode ser melhorada quando apoiada por fotos que sejam relevante. Essas informações levaram educadores a enfatizar a importância do uso de suportes visuais, incluindo imagens, sinais e desenhos, ao ensinar crianças com Síndrome de Down, já que essa abordagem faz pleno uso de suas habilidades de memória visual mais fortes.

 

 

A Síndrome de Down é uma condição ainda muito estereotipada e que, mesmo com a quantidade de informação que temos hoje, infelizmente poucas pessoas realmente a conhecem e entendem como transformar o aprendizado delas.

Esperamos ter ajudado um pouco mais a disseminar esse conhecimento e lembrar que esses pequenos são capazes de absolutamente tudo!

 

Dúvidas, sugestões ou quer dar ainda mais dicas?

Deixe um recado para a gente nos comentários 😉

 

 

Traduzido e editado.

Fontes: Children’s Minnessota e Down Syndrome Education

Direitos de imagem: Freepik

3 Replies to “Entendendo e Celebrando as Crianças com Síndrome de Down”

    1. Bom dia!

      Tenho um filho c Síndrome de Down de 24 anos, o processo de aprendizagem é um pouco demorado pq cd um tem seu tempo. Em primeiro lugar temos q deixar eles liberar as energias. Tem mts exercícios simples p estimular como: beber água em um pires p o movimento da língua, fotos e nomes das pessoas em um caderno incentivando-os a falar e a memorizar, nomes dos objetos como: porta, janela, etc..
      Nós mães de crianças c Síndrome de Down temos q ter paciência, impor limites e nunca escondê-lo da sociedade.
      Hj meu filho ler, escreve e convive mt bem c tds .
      Agradeço tds os dias e cd dia ele aprende mais e eu aprendo c ele. É uma benção, um presente de Deus BA minha vida. Nunca tenha vergonha dele, brigue se for preciso é nunca deixe ninguém falar q ele ñ consegue, pq ele pd td e mts vezes mais q a gente.
      Lute sempre pelos direitos do teu filho!
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *