68 Brinquedos e brincadeiras inclusivas para fazer em casa com as crianças!

2018-10-08T12:06:38+00:0025 de maio - 2018|Aprender Brincando, Desenvolvimento Infantil|

Se existe uma verdade universal, é que todas as crianças amam brincar! E brincar é coisa séria, pois neste ato que parece tão simples, a criança está descobrindo a si mesma e ao mundo ao seu redor!

Por isso, é tão importante pensarmos em brinquedos e brincadeiras que sejam inclusivos, e que podemos adaptar e utilizar com todos os pequenos, para que todos eles tenham oportunidade de crescer e se desenvolver da melhor forma, com acessos e ambientes preparados para recebê-los.

Os brinquedos e brincadeiras inclusivos, são pensados para serem adaptados as necessidades de cada um dos nossos pequenos, de forma  sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa.

Nesse post, traremos 68 brinquedos e brincadeiras que você pode fazer com os pequenos em casa, gastando muito pouco. Para entender mais sobre porque é tão importante brincar com os pequenos, leia a nossa matéria sobre o a importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Quando nos referimos às crianças com algum tipo de dificuldade (motoras, cognitivas, visual, auditiva, de fala, linguagem, dentre outras) o brincar tem o poder de estimular e deixar divertida a superação de importantes desafios.

Para isso, é sempre importante estarmos atentos às necessidades de adaptação da brincadeira para que a criança seja estimulada e desafiada na medida certa, sem frustração e incentivando sempre sua independência.

Para dar asas à imaginação não é preciso muito! Muitas vezes os brinquedos feitos em casa despertam maior interesse do que o comprado na loja! Porque participar do processo de criação é tão divertido quanto usar o brinquedo em si.

Pensando nisso, o Instituto Mara Gabrilli desenvolveu um material com inúmeras sugestões de brinquedos e brincadeiras inclusivas para serem feitas pela família e profissionais que atuam com os pequenos!

Convidamos vocês a conhecer este rico material fazendo o download aqui e depois compartilhar conosco sua experiência com alguma destas brincadeiras. Esta troca é rica e fará com que cada vez mais o brincar lúdico e inclusivo faça parte da rotina da criança nos consultórios, na escola e, principalmente, em casa!

 

Divirtam-se!

 

Sobre o Autor:

Fonoaudióloga da Equipe FofuuuMestre em Ciências da Reabilitação (USP) Especialista em Motricidade Orofacial

Um Comentário

  1. […] Conheça aqui 68 brincadeiras que podem ser feitas com objetos que você já tem em casa […]

Deixar Um Comentário