Como os jogos podem estimular a fala das crianças?

2018-11-15T15:22:40+00:007 de novembro - 2018|Aprender Brincando, Desenvolvimento Infantil|

Fonte de estímulos de várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e escolar da criança, os jogos são importantes aliados para  ajudar a estimular a fala e linguagem dos pequenos.

Além de ter o poder de melhorar a concentração, atenção visual e auditiva, raciocínio lógico, memória e imaginação, através dos jogos, os pequenos aprendem a desenvolver relacionamentos, compreender regras e respeitar a vez do outro.

Além disso, existem jogos que podem ajudar o seu filho a desenvolver a fala e a linguagem, que são habilidades fundamentais para garantir que eles tenham o desenvolvimento adequado, evitando atrasos na fala e alfabetização.

As formas de ajudar os pequenos vão desde atividades simples, como estimular conversas e atividades da rotina diária, até os jogos educacionais e diversos tipos diferentes de brincadeiras.

Com a evolução da tecnologia no dia a dia das famílias, os jogos passaram a ser um importante aliado para a estimulação da fala, principalmente quando utilizados com a participação dos pais, cuidadores e educadores.

Por isso, a Fofuuu, criou uma plataforma de jogos interativos, desenvolvidos por fonoaudiólogos, e pensada para respeitar os estágios de desenvolvimento da fala e linguagem dos pequenos.

Portanto, os jogos, vídeos e atividades da Fofuuu unem conceitos da Neurociência e da Fonoaudiologia para estimular a fala e linguagem de maneira lúdica, divertida e prazerosa!

Enquanto jogam, as crianças estão imersas em um universo contextualizado que propiciam o desenvolvimento da fala, do vocabulário e da linguagem.

Listamos abaixo alguns jogos e como eles ajudam o seu filho a estimular a fala e a linguagem:

Pula-Pula

Idade indicada:

A partir de 2 anos e 6 meses

Habilidades estimuladas:

Fala e Agilidae

Como?

Para levar o coelho até sua casa, a criança o ajudará falando uma sílaba sempre que ele pisar no degrau. Se demorar muito para falar, o coelho cansará e descerá até o chão.

Hora da Mágica

Idade indicada:

A partir de 2 anos e 6 meses

Habilidades estimuladas:

Memória visual, atenção auditiva, vocabulário e fala

Como?

Atenta para reconhecer os sons dos nomes das figuras do chapéu do mágico, a criança poderá aprender novos nomes dos desenhos sempre que clicar sobre ele. Você pode perguntar para a criança quais os desenhos que ela moveu, uma forma de estimular a memória e também a fala.

Aventura na Lua

Idade indicada:

A partir de 2 anos e 6 meses

Habilidades estimuladas:

Fala, raciocínio lógico, noção de tempo, coordenação entre respiração e fala

Como?

Nesta aventura lunar a fala da criança fará o astronauta voar, para coletar estrelas vai depender da forma e intensidade com que ela fará o som solicitado. Fôlego e atenção, colete todas as estrelas e volte para a base espacial.

Sobre o Autor:

Fonoaudióloga da Equipe FofuuuMestre em Ciências da Reabilitação (USP) Especialista em Motricidade Orofacial

Deixar Um Comentário