Rouquidão é sinal de problema na voz.

Se a criança sempre teve uma voz rouca, é importante realizar avaliação médica para verificar a saúde das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais, são as responsáveis pela produção da voz). Se a criança fica rouca com frequência é preciso entender o que está acontecendo: se é decorrente de hábitos vocais inadequados, como gritar ou pigarrear; ou de problemas de saúde, como alergias respiratórias.

Qual é o sinal de alerta?

Rouquidão frequente (melhora e depois volta) ou persistente (está rouco há mais de 15 dias e não melhora), Se a alteração vocal acontece com grande frequência (melhora e depois volta) ou é persistente (por mais de 15 dias), a avaliação com medico otorrinolaringologista é importante para saber o motivo da rouquidão.

Como é o tratamento?

O tratamento vai depender da causa da rouquidão e é definida pela equipe de diagnóstico composta por otorrinolaringologista e fonoaudióogo. Pode ser medicamentoso ou, quando indicada a fonoterapia, realizado por meio de exercícios para a musculatura de boca, laringe e respiratória.

Prevenção é o melhor remédio?

Evitar abuso ou mal uso da voz é o melhor a ser feito quando o assunto é voz.

Algumas dicas simples para ser lembrada por toda a família:

– Evitar contato com cheiros fortes, fumaça e outros produtos que causem alergia respiratória;

– Evite o hábito de pigarrear, gritar ou fazer esforço ao falar;

– Beber água regularmente. Hidratar o corpo faz com que as pregas vocais não tenham atrito ao se tocarem;

– Não utilizar receitas caseiras sem indicação médica, que podem agravar a causa da rouquidão.

 

Referência: FONOAUDIOLOGIA, Sociedade Brasileira de. Respostas para perguntas frequentes na área de linguagem. São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_disfonia.pdf. Acesso em: 17 out. 2017.

 

16 Replies to “É normal a criança ser rouca?”

    1. Oi Ray!
      A rouquidão pode ser um indicativo de alguma irritação ou machucado na região das pregas vocais, fruto de gritos, por exemplo, ou algo de nascença. O ideal é que ela seja avaliada por um médico otorrinolaringologista, assim ele também já orienta sobre os cuidados com a voz da pequena!
      Um abraço,

    1. Olá Soraya, a baixa umidade do ar ou variações bruscas de temperatura podem levar a laringites, gripes e resfriados. Se a rouquidão persistir por mais de 7 dias, é importante buscar por uma avaliação com médico otorrinolaringologista. 😉

    2. Eu sou rouca deste quando eu nasci nunca fui ortorrinolaringologista quando eu falo mto ou eu canto doe bastante minha voz…. será que eu tenho que procurar um médico?

  1. Minha filha tem dois anos e 9 meses e faz uns 30 dias para mais que ela ficou rouca porém já levei no pediatra ele disse q era faringite e q iria melhorar não melhorando levei novamente no otorrino e ele disse q ela não tem nd, mas ela ainda continua rouca oque pode ser dr???

  2. Olá, Boa noite.
    Minha filha de tem uma semana que ela está roca, um dia Melhora depois volta de novo. Ela conversa muito e grita também, ela é bem agitada e tem renite alérgica, será que tem alguma coisa haver? Aqui na minha cidade não tem médico especialista pra essa área. O que fazer

  3. Meu filho tem 4 anos e sempre teve a voz um pouco rouca, ele grita bastante kkk nunca tinha prestado atenção na voz dele até um dia uma pessoa falar a voz dele é sempre assim, daí fiquei encucada mas ele nunca reclamou, não tem sintomas e não perde a voz só fala mais baixo ou rouco as vezes. Devo me preocupar?

  4. Boa noite! Minha filha tem 6 meses, depois que comecei a IA pra ela, todo alimento que ela come, ela fica com rouquidão, logo que ela termina de comer, passa essa rouquidão no peito. É tudo que ela come, frutas e as papinhas. Ultimamente até quando ela toma o leite, e antes da IA, não tinha isso. Devo me preocupar em algo? Devo fazer alguma coisa? Levar ela em algum médico?

    1. Oi Jaqueline.
      Conversar com o pediatra ou a pediatra que acompanha é importante para entender o que está acontecendo. A rouquidão pode ter diferentes causas, pode se relacionar com a presença de refluxo ou alergia, por exemplo. Só o médico poderá investigar com segurança. Essa pesquisa pode se dar junto com outros profissionais como nutricionista e fonoaudiólogo.

  5. Olá tenho uma filha de 03 anos a alguns dias percebo que ela esta com oscilação na voz hora está normal outra esta um pouco rouca, o que me indicaria a fazer e o que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *