Brincar vai além da diversão, é a melhor maneira para estimular o aprendizado das crianças. A diversão engaja os pequenos no aprendizado, que se sentem confiantes para enfrentar novos desafios e dominarem novas habilidades!

Brincar é um processo de descoberta que transforma o aprendizado. Não é uma simples forma de entreter e distrair. Esse processo estimula diversas funções cognitivas como atenção, memória, planejamento, raciocínio e juízo crítico.

O desenvolvimento do sistema nervoso, que nos torna mais inteligentes de forma acelerada quando somos crianças, exige experiências de mundo, e brincar é experimentar, criar, conhecer. Essas experiências são constituídas por nossas ações em relação aos objetos e brincadeiras, além dos nossos relacionamentos sócio afetivos.

___________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relacionados

___________________________________________________________________________________________

Além de desenvolver nossas habilidades essenciais, brincar também é um momento de vínculo! A interação afetiva permite a regulação do comportamento: respeitar regras, esperar a vez do outro, ajudar, competir, negociar, confiar… E assim, construímos possibilidades para compreender os outros, significar as situações, desenvolver empatia e encontrar formas para expressar o que sentimos.

Não há limites ou idade no brincar. Todos jogam, todos podem! Ou precisamos pensar que sim e, dessa forma, seremos ainda mais capazes de imaginar, exercitar a criatividade e construir um ambiente favorável para o aprendizado de toda criança, numa sociedade neurodiversa. Pois o contexto lúdico é prazeroso, acessível e motivador.

Em família, na escola, na terapia, em todo lugar. Não há melhor jeito de aprender a aprender, se não o BRINCAR!

Confira o “Ciclo de Aprendizado Através do Brincar” abaixo para entender melhor como esse processo se dá com as crianças:

 

Na página do Movimento “Brincar É…”, criado pela Fofuuu, você encontra vários dados, informações e referências bem interessantes sobre o tema, além de várias atividades para os pequenos, vale a pena conferir e se juntar a esse movimento que sem dúvidas vai tornar nosso futuro muito mais brilhante! Saiba mais acessando o site.

Que tal chamar os pequenos para brincar, hein? Afinal, investir nas crianças não é apenas sonhar com um futuro melhor, é planejá-lo.

 

Autor: Beatriz de Sá – Fonoaudióloga e Música, Especialista em Desenvolvimento Infantil

 

2 Replies to “Brincar Transforma o Aprendizado”

  1. ola
    adorei o conteudo, pois eu como mãe prezo muito por brincadeiras, inclusive na escola da minha filha, a alfabetização tem sido feita em conjunto com o “desemparedamento” da sala de aula para realização de brincadeiras.
    eu em casa vivo diversificando essas brincadeiras, e adoramos fazer slimes, aprendendo e brincando, vou deixar o link de um livro com diversas receitas que nos ajudam muito aqui, para quem tive interesse!
    https://bit.ly/20receitasdeslime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *