A infecção de ouvido, nome popular da otite média, ocorre na região interna do ouvido, próxima ao tímpano, mais comum nos 2 primeiros anos de vida da criança e quando não tratada, pode levar a comprometimentos de comportamento, linguagem e aprendizagem.

 

Como ocorre a audição?

O ouvido é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Ele capta os sons do ambiente, amplifica-os e transforma este sinal em impulso elétrico que seguirá ao cérebro. Para entendermos melhor esse processo, vamos dividir o ouvido em 3 partes: externo, médio e interno.

Anatomia do ouvido (Fonte: Barbosa e Pannunzio 2017)

 

Ouvido Externo: é responsável por receber o som e direcioná-lo para o tímpano. Quando o som chega na membrana timpânica, ela vibra enviando o som para o ouvido médio.

Ouvido Médio: é uma cavidade cheia de ar, responsável pela amplificação do som. A membrana timpânica faz com que os três pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo) vibrem e conduzam o som a orelha interna. Para que a pressão de ar dentro desta região esteja sempre equilibrada, a tuba auditiva mantém uma comunicação com o nariz e a garganta e toda vez que engolimos este equilíbrio é restabelecido.

Ouvido Interno: nesta região, a cóclea transforma a onda sonora em impulso nervoso que será transmitido ao cérebro pelo nervo acústico e lá no cérebro damos significado ao som.

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

Tuba auditiva da criança e do adulto (Fonte: Barbosa e Pannunzio 2017)

Quais os sintomas da otite média?

Os sintomas mais comuns da infecção de ouvido são febre, dor, coceira ou incômodo na região do ouvido, mau cheiro no ouvido e nariz, mas é preciso ficar atento pois a otite média nem sempre traz dor, então observamos o comportamento da criança: se ela está agitada ou desatenta, se passa a falar mais alto que de costume ou se aumenta o volume da TV.

 

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico é dado pelo médico (otorrinolaringologista ou pediatra, por exemplo) e é baseado nos sintomas, no exame clínico do ouvido, onde o médico avalia dentro do ouvido da criança. Esta avaliação pode ser complementada por exames de audição realizados pelo fonoaudiólogo.

 

Impactos no desenvolvimento infantil

Como conversamos no artigo “Como a Otite Pode Prejudicar Seu Filho?

Episódios frequentes ou prolongados de otite média podem prejudicar o desenvolvimento da da criança. Durante os episódios de otite ela desenvolve uma perda auditiva de grau leve a morado, o que dificulta a percepção e a diferenciação dos sons da fala. Quando a criança ouve menos por um período de tempo, ela passa a ter dificuldades diversas pois seu cérebro está recebendo informações auditivas incompletas, interferindo em seu desenvolvimento da linguagem tanto oral, quanto escrita.

 

Tratamento

O tratamento médico para controle da otite média pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo da frequência e duração dos episódios de otite, além de outros aspectos da avaliação médica. O tratamento cirúrgico consiste na colocação de um tubo de ventilação (semelhante a um carretel de linha) na membrana timpânica que restabelecerá o equilíbrio da pressão de ar no ouvido.

Fique atento aos sinais de otite nos pequenos, caso seja necessário, procure um especialista. Vamos juntos cuidar da saúde dos nossos pequenos!

 

24 Replies to “Conheça os sintomas da otite: a infecção de ouvido”

    1. Oi Mirian, boa tarde!
      A Plataforma Fofuuu foi desenvolvida para tornar a experiência do tratamento de fala ainda mais divertido.
      Por enquanto a versão disponível para teste é a usada pelo fonoaudiólogo. Nos próximos meses lançaremos a Fofuuu Premium para fonoaudiólogos e também para os pais.

      Escreva para contato@fofuuu.com caso queira mais detalhes!

      Um abraço,

      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga
      Fofuuu

  1. Meu filho de 2 ano e meio esta usando tubo de ventilaçao a 2 meses e agora começou a reclamar q doi um dos ouvido dele ta chorando muito o q pode ser?

    1. Oi Bruna,
      Somente a avaliação do médico otorrinolaringologista ou pediatra poderá dizer com certeza o que pode estar levando a esta dor. Se tiver possibilidade, busque uma avaliação com estes profissionais.
      Um abraço,

  2. Olá.minha bebê desde q nasceu tem coceira no ouvido ja tomou 2 vezez amoxilina num intetvalo de 2 meses .mais ainda chora bastante dorme pouco não deixa nem encostar no ouvido o q fazer?

    1. Oi Janaína
      É muito importante que sua bebê seja acompanhada por um médico otorrinolaringologista para avalia-la e oferecer o melhor tratamento/orientação.

      Um abraço
      Daniela Barbosa
      Fonoaudióloga

  3. Meu filho tem 17 anos , cria muito cerumim, fica Tapado, irritado, reclama muito, tenho que leva ele sempre no otorrino, ele disse que não tem jeito, a primeira vez, ele lavou, a segunda e a terceira aspirocu o ouvido, antes era um espaço de 6 meses , cada dia ao otorrino, agora 1 mês e já tá ruim do ouvido, o que fazer?

    1. Oi Talita!
      Poxa! Não sei te orientar de forma mais aprofundada! Minha sugestão é conversar com o otorrino (e, se for o caso, buscar uma segunda opinião) para definirem juntos qual melhor conduta para seu menino. O importante, é garantir que ele esteja ouvindo bem, sempre!
      Um abraço,

      1. ola boa tarde, meu filho de 3 anos costuma ter coceira no ouvido as vez quando limpo tem mau cheiro começo a me preocupar, porque as vez parece estar molhado, com cor amarelo e com mau cheiro.

        1. Minha filha de 4 anos tem MTA coceira dentro de orelha, que pode passa alguma pomada pra coceira só com indicação médica, as vezes tenho coceira na orelha provavelmente trabalho em fábrica tem usa tampão deve provocado isso em mim

  4. Oi bom dia meu nome é Joana minha bebe tem 2 meses e está com mau cheiro no ouvido tipo pus não sai secreção não tem dor e nem febre acho que devo me preocupar ? Pode ser algo sério?

    1. Oi Joana, este mau cheiro pode ser sinal de otite. É importante consultar um otorrinolaringologista ou pediatra para que ele avalie.
      Um abraço,

      1. Minha bb tem 6m e deu uma gripe muito forte e muito dor de ouvido com infecção entrei com o antibiótico e agora tem um trem branco no ouvido dela

  5. Olá pessoal, minha bebê está agora com 5 meses e ainda está descobrindo muitas coisas, uma delas é o ouvidinho, porém, ela tem coçado o ouvido bastante, será mais uma de suas descobertas ou ela pode estar com algum probleminha no ouvido?

  6. Ola meu bebê balança muito a cabeça e o orelha dele está vazando oq pode ser? Ele não reclama mas parece q está com coceira no ouvido ele fica só esfregando a cabeça

  7. Meu filho sofre de problemas no ouvido desde de 6 meses de vida, hoje ele tem 4 anos nesse período de lá pra cá ele só teve um intervalo de tempo 10meses uma boa parte da quarenta em casa tomando todos os cuidados, fazia acompanhamento com otorrino mas nunca foi solucionado Ai parei por questões financeiras, nenhum me falou que tinha que talvez passar por uma cirurgia, eu temo por ele perder a audição com constates otites, tenho todos os cuidados possíveis, percebi que sempre após uma crise alérgica atingia o ouvido, então a pneumologista passou montelair para uso contínuo, que protegia de alergia não atacar e não atingir ouvido,desde então ele tomou, durante esse período que ficou em casa n tomou, aí começamos a retomar a vida é aí veio agora em novembro de 2020 uma nova crise, n sei oque fazer, ele não reclama de dor só vejo ele colocando dedinho e antes que ele sinta dor já levo no medico pois o cheiro de insuportável ….me ajuda ?

    1. Rafaela, sua preocupação é muito importante. A otite de repetição/ otites secretivas, além do impacto no bem estar da criança, também pode ter impactos no seu desenvolvimento das habilidades auditivas e, consequentemente, de linguagem. Otites, em alguns casos, precisam de acompanhamento contínuo. Como familiar, é extremamente importante entender o que seu filho tem e como cuidar, se não está claro o seu entendimento sobre as necessidades dele, ou não se sente bem orientada, procure indicação de profissionais otorrinolaringologistas de confiança. E assim que possível busque atendimento fonoaudiológico para avaliar se existe necessidade de intervenção. Ainda que ele não apresente perda auditiva, o fato de estar com a orelha inflamada e secretiva pode prejudicar a audição. Prevenir precocemente é fundamental.

  8. Oii estou sofrendo de dorres no ouvido e muita coseira e está saído muito pus com muito mal cheiro ja fui duas vezes no médico e ñ resolveu nada ja tem quase um mês q está assim

  9. Estou muito gripada nos últimos dias, resolvi fazer uma lavagem nasal,ao soar o nariz percebi um estalo no ouvido, somente a noite comecei a sentir dores insuportáveis, e uma sensação de surdez…pode me ajudar por favor??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *