II Ciranda Fofuuu – Inclusão escolar e políticas públicas
A mamãe do Theo e criadora do blog Lagarta Vira Pupa, Andrea Werner, conta um pouco da sua experiência com um filho autista, a relação com a escola, e a importante troca de experiência com os professores.
As primeiras relações afetivas são importantes para o desenvolvimento da criança pois constroem o cérebro do bebê. É preciso que a vida da criança tenha relações carinhosas, de confiança, com permanência e com coerência. A criança criada no amor será um adulto que compreende o outro e a si mesmo. Por isso temos que fazer de tudo para garantir que essas experiências façam parte da vida dos pequenos.
**Esse vídeo é um trecho do filme “O Começo da Vida”, dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes.
O aprendizado se inicia ainda dentro do útero. Quando nascemos já estamos vendo, ouvindo e compreendendo muito do que acontece ao nosso redor. Bebês e crianças são curiosos e estão aprendendo o tempo todo. Por isso é preciso entendermos e estarmos atentos, pois as experiências da criança no início da vida podem afetar a criança e a formação dela como indivíduo. Experiências positivas, pais estimulantes e participativos podem fazer toda a diferença na vida da criança.
**Esse vídeo é um trecho do filme “O Começo da Vida”, dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes.
A evolução das crianças com dificuldades na fala no tratamento fonoaudiológico ocorre de forma muito mais rápida e efetiva quando as famílias participam e conseguem inserir os exercícios de forma natural na rotina dos pequenos.