Ensino Híbrido é o nome do jogo para o ano letivo de 2021, com a pandemia de coronavírus não mostrando sinais de ir embora tão cedo. No passado, os pais podiam depender das escolas para educar seus filhos, mas agora, devem se equilibrar entre o trabalho e a supervisão da educação de seus filhos.

A maioria das escolas e alunos usará uma combinação do aprendizado tradicional em sala de aula com alguma forma de aprendizado em casa, o ensino híbrido. Mas esse tipo de aprendizagem significa que continuaremos a enfrentar os desafios do ensino doméstico, como a baixa atenção dos alunos, a falta de interação social e os pais distraídos do trabalho. Fazer pausas frequentes, sessões individuais entre professores e alunos e optar por tecnologia interativa em vez da sala de aula no Zoom são algumas das maneiras que professores, alunos e pais estão fazendo com que funcione.

O ensino doméstico é um movimento social que surgiu na década de 70 como uma forma de educar as crianças em um ambiente diferente da escola. Os reformistas educacionais, insatisfeitos com o sistema educacional da época, buscaram o renascimento do método de ensino doméstico, que era muito prevalente nos tempos antigos.

Muitos países reconheceram o ensino doméstico como uma alternativa excelente ao ensino público e privado. Um aumento constante no número de crianças educadas em casa é notado a cada ano, pois permite que os pais selecionem um currículo que corresponda à capacidade e ritmo de aprendizagem de seus filhos.

Porém, o ensino doméstico, se não for bem planejado com uma mistura de atividades extra curriculares, pode impedir as crianças de se socializarem e aprenderem habilidades básicas da vida, como compartilhar, ser cooperativo e respeitar outras pessoas.

__________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

__________________________________________________________________________________

Tendo em mente as deficiências do ensino doméstico, a opção do ensino híbrido para a educação pode ser uma ótima experiência para todas as idades. É uma forma de fornecer uma educação onde os alunos tem uma combinação do ensino tradicional com atividades em casa. Um equilíbrio sólido entre a escola formal e as experiências e aprendizados de ficar mais próximos dos pais.

O atual modelo educacional disponível para alunos e pais já se mostrou insuficiente e não totalmente em sintonia com a evolução das necessidades dos dias atuais, o que deu origem ao ensino híbrido, onde os alunos têm a oportunidade de experimentar tanto a aprendizagem em sala de aula quanto a aprendizagem personalizada através de recursos digitais ou assistência presencial dos pais.

 

O que é Ensino Híbrido?

Como o termo ensino híbrido se refere a “aprendizagem combinada”, os alunos têm a oportunidade de ter uma combinação das aulas tradicionais com instruções em casa.

Em tal modelo de sistema educacional, os alunos têm a liberdade de assistir às aulas 2-3 dias por semana, a escola decide o currículo, os professores fornecem instruções iniciais e os pais estão altamente envolvidos no crescimento acadêmico de seus filhos.

Em outras palavras, é uma oportunidade de aprendizagem personalizada para uma criança, de modo que seus requisitos, interesses, estilos de aprendizagem e personalidade individual podem ser atendidos para proporcionar uma educação social e acadêmica bem equilibrada, sem serem tratados de maneira generalizada.

Podemos considerá-lo como uma forma inovadora de aprendizagem experiencial, que está crescendo intensamente em todo o mundo, em países como Austrália, Canadá, França, Hungria, Japão, Quênia, Rússia, México, Coréia do Sul, Tailândia e Reino Unido.

 

Razões Para Aderir

Uma tendência geral foi notada quando os pais junto com as crianças decidem ir para o ensino híbrido: ele apresenta um currículo e ambiente de aprendizagem personalizados ou individualizados, além de melhorar o relacionamento entre pais e filhos e também entre os irmãos. Isso garante ambientes mais seguros para as crianças contra experiências físicas e mentais indesejadas, que as crianças podem enfrentar em escolas ou grupos onde todos são tratados da mesma forma.

Pesquisas também mostram que alunos do ensino híbrido performam de 15% a 30% melhor que alunos de escolas tradicionais em testes padronizados de desempenho acadêmico. Eles se saem bem acima da média nas medidas de desenvolvimento social, emocional e psicológico.

Essas crianças, ao receberem educação híbrida, se engajam mais em atividades sociais e educacionais fora de suas casas e com outras pessoas que não seus membros da família. Elas podem passar mais tempo em atividades como excursões à museus, iniciativas comunitárias, equipes esportivas, etc.

Os estudos também mostram que adultos que receberam educação híbrida são politicamente mais tolerantes do que os que receberam educação tradicional.

Assim, o descontentamento com o sistema educacional tradicional existente, que trata todos da mesma forma e poucos se comprometem com a visão de empoderar as crianças, faz com que os pais sintam que as escolas típicas podem acabar destruindo o pensamento crítico dos pequenos.

Nesta era pós-moderna, grande valor é dado ao empoderamento pessoal, liberdade individual, expressão das ideias, aceitação e respeito pela diversidade e estilos de vida alternativos. Como qualquer outro movimento, o modelo de ensino híbrido trabalha no sentido de respeitar a dignidade individual e o desenvolvimento pessoal em um nível mais profundo.

 

Desafios do Ensino Híbrido

O ensino híbrido pode ser altamente dependentes da tecnologia para alcançar o resultado desejado. O objetivo da aprendizagem não pode ser alcançado se houver problemas técnicos e acessibilidade inadequada ou, pior ainda, se houver mentes constrangidas para aceitar as mudanças.

Para alcançar os objetivos máximos de aprendizagem, é necessário incorporar os aspectos tecnológicos e físicos relevantes com sabedoria no conteúdo de aprendizagem. Esta estratégia de aprendizagem já deu origem a vários tipos de plataformas de aprendizagem em todo o mundo, que são amplamente utilizadas.

Em última análise, são os pais que conhecem melhor seus filhos, os amam e são mais atenciosos do que ninguém por seu brilhante progresso. O sucesso da criança é do maior interesse para os pais; portanto, suas formas inovadoras podem desempenhar um papel fundamental na vida futura da criança e, portanto, a educação desempenha um papel inevitável para capacitá-los a absorver coisas novas e torná-lo um caminho natural para eles.

Tendo isso em mente, os pais devem estar equipados com as ferramentas e habilidades; o apoio e a infraestrutura necessários para criar seus filhos preparados para enfrentar o mundo moderno com as demandas em constante evolução.

Uma dessas ferramentas para empoderar os pais, é o Fofuuu Edu. Com ele a criança tem acesso à diversos jogos lúdicos e educativos para turbinar o aprendizado que ela recebe na escola, trabalhando diversas habilidades essenciais, como coordenação motora fina, consciência fonológica, leitura, escrita e muito mais! Saiba mais clicando aqui.

 

Essa forma de aprendizagem inovadora e promissora tende a crescer cada vez mais e se tornar determinante para religar o sistema educacional atual, que está em constante rotação com a mudança do tempo. Só resta saber se você está pronto, porque seu filho, com certeza já está!

 

Conte para a gente nos comentários como foi/tem sido sua experiência como mãe ou educador durante esse período de pandemia.

 

Traduzido e editado

Fonte: Vnaya

2 Replies to “Ensino Híbrido: O Futuro da Educação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *