Os jogos são importantes aliados para ajudar a estimular o crescimento das crianças, pois são fonte de estímulos de várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e escolar dos pequenos.

Além de ter o poder de melhorar a concentração, atenção visual e auditiva, raciocínio lógico, memória e imaginação, através dos jogos, os pequenos aprendem a desenvolver relacionamentos, compreender regras e respeitar a vez do outro.

Além disso, existem jogos que podem ajudar o seu filho a desenvolver a fala e a linguagem, coordenação motora fina, memória auditiva, e várias outras habilidades fundamentais para garantir que eles tenham o desenvolvimento adequado, evitando atrasos no crescimento da criança.

As formas de ajudar no desenvolvimento as crianças vão desde atividades simples, como estimular conversas e atividades da rotina diária, até os jogos educacionais e diversos tipos diferentes de brincadeiras.

Com a evolução da tecnologia no dia-a-dia das famílias, os jogos passaram a ser um importante aliado para a estimulação do aprendizado dos pequenos, principalmente quando utilizados com a participação dos pais, cuidadores e educadores.

Por isso, a Fofuuu, criou duas plataformas de jogos interativos, desenvolvidos por fonoaudiólogos e psicólogos, e pensada para respeitar os estágios de desenvolvimento dos pequenos.

________________________________________________________________________________________________________

Conteúdos Relevantes

________________________________________________________________________________________________________

Portanto, os jogos, vídeos e atividades da Fofuuu unem conceitos da Neurociência, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional para estimular o desenvolvimento infantil de maneira lúdica, divertida e prazerosa!

Acreditamos que a estimulação deve ser acessível a todas as crianças e, por isso, utilizamos metodologias que facilitam o uso de crianças que apresentam autismo, síndrome de down e outras dificuldades específicas do desenvolvimento.

Enquanto jogam, as crianças estão imersas em um universo contextualizado que propiciam o desenvolvimento de habilidades do processo de aprendizagem, da fala, linguagem e cognição.

Listamos abaixo alguns jogos e como eles ajudam à estimular o desenvolvimento das crianças:

Pula-Pula

Idade indicada:

A partir de 2 anos e 6 meses

Habilidades estimuladas:

Fala e Agilidade

Como?

Para levar o coelho até sua casa, a criança o ajudará falando uma sílaba sempre que ele pisar no degrau. Se demorar muito para falar, o coelho cansará e descerá até o chão.

Hora da Mágica

Idade indicada:

A partir de 2 anos e 6 meses

Habilidades estimuladas:

Memória visual, atenção auditiva, vocabulário e fala

Como?

Atenta para reconhecer os sons dos nomes das figuras do chapéu do mágico, a criança poderá aprender novos nomes dos desenhos sempre que clicar sobre ele. Você pode perguntar para a criança quais os desenhos que ela moveu, uma forma de estimular a memória e também a fala.

Aventura na Lua

Idade indicada:

A partir de 2 anos e 6 meses

Habilidades estimuladas:

Fala, raciocínio lógico, noção de tempo, coordenação entre respiração e fala

Como?

Nesta aventura lunar a fala da criança fará o astronauta voar, para coletar estrelas vai depender da forma e intensidade com que ela fará o som solicitado. Fôlego e atenção, colete todas as estrelas e volte para a base espacial.

copie-vogal

Copie a Vogal

Idade indicada:

Para crianças em fase de alfabetização

Habilidade estimulada:

Escrita, coordenação motora, memória visual e auditiva.

Como?

Nessa atividade a criança recebe o modelo visual para escrever a vogal acompanhada de uma música guia e então é a sua vez de escrever a vogal cantando.

Guiando os Animais

Idade indicada:

A partir de 2 anos

Habilidade estimulada:

Coordenação motora, vocabulário

Como?

O cachorro precisa ser levado até o osso! A galinha quer comer seu milho! Com os dedinhos na tela, riscando um arco-íris, as crianças vão fazer os animais percorrerem um caminho tracejado, com diferentes níveis de dificuldade, para ajudar os animais!

Memória Auditiva de Animais

Idade indicada:

A partir de 3 anos

Habilidade estimulada:

Discriminação auditiva, Memória auditiva, percepção visual e ordenação

Como?

Os animais aparecem na tela! A caixinha toca uma sequência de sons produzidos pelos animais. A criança vai reconhecer e organizar os animais na ordem que ouviu os sons!

7 Replies to “Como os jogos podem estimular o desenvolvimento das crianças?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *